Pular para o conteúdo
Política

Parecer diz que aumento do ICMS da gasolina por Reinaldo é inconstitucional

Comissão da seccional sul-mato-grossense da OAB emitiu parecer em que enquadra o aumento do ICMS da gasolina como inconstitucional.
Arquivo -

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) encaminha a proposição de uma ação para derrubar o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina em . A Comissão de Assuntos Tributários da seccional já emitiu parecer que enquadra o reajuste proposto pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em 2019 como inconstitucional.

O parecer passou pelo crivo do Conselho da OAB-MS, hoje (26). O relator do processo, Felipe Ramos Baseggio, votou favorável à apresentação de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o aumento. Mas um pedido de vistas coletivo adiou a decisão para a próxima reunião do grupo, prevista para o próximo dia 26 de março.

Segundo divulgou a OAB-MS, Baseggio pregou atenção aos limites tributários previstos na Constituição Federal para evitar sobrecarga ao contribuinte. “O resultado desta urgência legislativa é, não raras vezes, a promulgação de leis manifestamente inconstitucionais”, argumentou o relator.

Ainda conforme o parecer, “o aumento da alíquota da gasolina de 25% para 30% foi aprovado sem um prévio estudo dos seus impactos no mercado de combustíveis e na economia do Mato Grosso do Sul”.

De acordo com o presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche, a entidade ingressa com a ADI contra o aumento do ICMS assim que o Conselho dar o aval.

Mudanças impactaram motoristas, mas recheou cofres estaduais

Reinaldo propôs e a Assembleia Legislativa aprovou o salto na alíquota de ICMS sobre a gasolina ainda em 2019. A justificativa seria incentivar o consumo de , cujo percentual passou de 25% para 20%.

Os reajustes entraram em vigor em fevereiro do ano passado, mas não representaram economia aos motoristas, uma vez que o preço do etanol não ofereceu competição ao da gasolina. Conforme a ANP (Agência Nacional do Petróleo, e Biocombustíveis), o valor do litro oscilou entre 73% e 84% em relação ao preço do combustível mais consumido. Para compensar abastecer com etanol, o preço não deve ultrapassar 70% do valor da gasolina.

Enquanto isso, o governo estadual arrecadou 11% a mais em ICMS sobre a venda de combustíveis em janeiro deste ano, se comparado com 2020, quando as alíquotas eram outras. De acordo com boletim do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária),  o Estado recolheu R$ 266,8 milhões com o imposto no primeiro mês do ano.

Na tentativa de minimizar os protestos contra o aumento nos preços dos combustíveis, o governo estadual decidiu congelar a pauta fiscal até o fim da primeira quinzena de março. Mas, na prática, a medida não reduz os preços altos já praticados nos postos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Últimas Notícias

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro