Política

Justiça Eleitoral recebe até quarta-feira inscrição para programa que testa urnas eletrônicas

Objetivo é mostrar como sistema funciona, além de apontar eventuais falhas para correção

Mayara Bueno Publicado em 27/09/2021, às 08h30 - Atualizado às 09h00

Sede da Justiça Eleitoral de MS, no Parque dos Poderes
Sede da Justiça Eleitoral de MS, no Parque dos Poderes - (Foto: Jornal Midiamax, Arquivo)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebe até quarta-feira (29) inscrições para a edição de 2021 do TPS (Teste Público de Segurança), evento do calendário da Justiça Eleitoral feito, preferencialmente, um ano antes das eleições, para, como sugere o nome, testar as urnas eletrônicas. Neste ano, será entre 22 e 26 de novembro.

Podem participar brasileiros acima de 18 anos e, se alguma vulnerabilidade é constatada no sistema, correção é feita antes dos eleitores irem às urnas. De acordo com o TSE, são três fases, das quais, a primeira é a pré-inscrição, plano de teste, apresentação dos sistemas e dos códigos-fontes.

Entre 22 e 26 de novembro, então, os planos de teste são colocados em prática e, na terceira parte, é feita avaliação e relatório com resultados pela comissão. Depois, o teste público de segurança confirma avanços e soluções de eventuais fragilidades. Os investigadores voltam para novos testes.

Clicando aqui é possível conferir o regramento do TPS, bem como os dados das edições passadas e requisitos para participação. Em postagem no Instagram, a Justiça Eleitoral publicou vídeo em que usa como referência cenas do filme Matrix, para chamar eleitores interessados em participar do evento. 

"Se deu vontade de tentar invadir o sistema de segurança da #UrnaEletrônica ou se você JÁ TEM um plano pra aprimorar o voto eletrônico, coloque em prática com as próprias mãos!"

Jornal Midiamax