Governo de MS sanciona lei que cria mais dois cargos de desembargadores

TJMS contará com 37 desembargadores; sanção cria 15 cargos para assessores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Governo de MS sanciona lei que cria mais dois cargos de desembargadores
Governo de MS sanciona lei que cria mais dois cargos de desembargadores

O Governo de Mato Grosso do Sul sancionou a lei, nesta sexta-feira (5), que cria mais dois cargos de desembargadores no Estado. Assim, o TJMS (Tribunal de Justiça) contará com 37 magistrados.

Conforme a sanção, o Tribunal de Justiça, com sede em Campo Grande e Jurisdição em todo o Estado, compõe-se de 37 Desembargadores, nomeados ou promovidos de acordo com as normas constitucionais, e funciona como órgão superior do Poder Judiciário do Estado.

Um Tribunal Pleno, composto pelos 37 Desembargadores; quatro Seções Cíveis compostas, cada uma, por cinco desembargadores; uma Seção Especial Criminal, integrada por sete desembargadores componentes das Câmaras Criminais; cinco Câmaras Cíveis compostas, cada uma, por cinco desembargadores; três Câmaras Criminais compostas, cada uma, por quatro desembargadores. 

A nova Câmara Cível a ser criada será composta pelos dois novos Desembargadores, e pelos Desembargadores que excederem ao número de cinco e quatro membros das Câmaras Cíveis e Criminal, respectivamente, atualmente existentes. 

Sendo assim, a escolha dos membros excedentes será pelo critério da voluntariedade; não havendo voluntários, a escolha recairá sobre o membro mais moderno no Tribunal. Em caso de mais de um interessado na mesma Câmara, a escolha recairá sobre o mais antigo. 

Com isso, ficam criados 10 cargos em comissão de Assessor de Desembargador, símbolo PJAS1, para atender à nova estrutura de gabinetes dos novos Desembargadores e mais cinco cargos em comissão de Assessor de Desembargador, símbolo PJAS-1, para os Desembargadores que deixarem de compor o Órgão Especial, a fim de que permaneçam com o assessor adicional a eles disponibilizado quando do ingresso. 

Conteúdos relacionados

Ronaldo Caiado
tre-ms diplomação
mpms