Deputados aprovam projeto do Judiciário que cria mais dois cargos de desembargadores em MS
Projeto do Judiciário segue para expediente
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram o Projeto de Lei nº 308/2021, que cria cargos no Poder Judiciário de MS. A proposta prevê mais dois desembargadores no Estado.
Com esse projeto e a aposentadoria de uma desembargadora, a previsão de três vagas para desembargador no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) coloca fim à disputa entre o Ministério Público Estadual e a seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A expectativa é de que o MPMS passe a ter quatro desembargadores indicados, assim como a OAB/MS já tem.
Na primeira discussão, o projeto recebeu 22 votos favoráveis e um voto contrário. O deputado Capitão Contar (PL) foi o único que não aderiu à proposta.
“Discordo da forma como esse projeto é votado aqui. Sem qualquer tempo adequado para discutirmos”, defendeu. Assim, disse que como cidadão “vendo dinheiro público sendo empregado nisso, não posso fechar os olhos e não enxergar uma grande incoerência”.
O deputado Herculano Borges (Solidariedade) votou com a maioria e disse que “o que temos que fazer é dar um voto de confiança”. Durante a primeira discussão, João Henrique Catan (PL) disse que “nossa constituição federal deu uma certa participação ao Poder Judiciário. Não cabe a nós, parlamentares, fazer esse juízo de valores”.
Em sessão extraordinária, os deputados deram pareceres pelas comissões permanentes da Casa. Presidida por Marçal Filho (PSDB), a Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração foi favorável por maioria.
“Esse é um dinheiro do poder judiciário, que pode ser utilizado para ele como melhor lhe couber sem danos judiciais”, defendeu o presidente. Já na Comissão de Finanças e Orçamento, o presidente João Henrique disse que “a proposição visa o aperfeiçoamento da magistratura do poder judiciário estadual”.
Assim, a Comissão foi favorável e o projeto voltou para discussão entre os deputados. Na segunda discussão, 17 votaram a favor da criação dos cargos e Contar se manteve contrário. O projeto segue para expediente.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.