O vereador (Solidariedade) disse nesta quinta-feira (18) que a decisão da prefeitura de em decretar novas restrições para conter a pandemia de Covid-19 é correta, quando tomada com base em dados científicos e consenso. A Capital foi classificada com a bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), do Governo do Estado.

“Toda decisão tomada com base na ciência, com bom senso e com entendimento coletivo é a mais correta. Mas temos que pensar em desafogar a saúde e também pensar na retomada econômica”, afirmou ao Jornal Midiamax.

O prefeito (PSD) descartou o lockdown, mas decidiu antecipar feriados para forçar o funcionamento de serviços essenciais, como recomenda o programa estadual. Dos dias 22 a 26 de março, a partir da próxima segunda-feira, serão antecipados feriados dos dias 2 e 21 de abril, 3 de junho, 26 de agosto e 7 de setembro. Nestes dias, só poderão funcionar serviços essenciais durante 24 horas.

Para Papy, falar de lockdown caberia apenas ao prefeito. “É leviano falar sobre isso, a prefeitura é quem tem os dados. O secretário [municipal] de Saúde tem como monitorar em tempo real a ocupação de leitos com um software. Realmente, temos internações de dengue, H1N1, infarto e outras doenças, mas temos enfrentado o pior momento”, argumentou.

Entenda

O Governo do Estado atualizou hoje o mapa do Prosseguir e Campo Grande é a única cidade com bandeira cinza. É a primeira vez no ano que a Capital entra na classificação mais rígida do programa.

A ocupação de leitos está acima do limite reconhecido pelo Ministério da Saúde. Com 107% das UTIs lotadas, Campo Grande tem mais leitos do que o oficial, o que faz com que o índice esteja acima dos 100%, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com isso, a prefeitura decidiu antecipar feriados. Sem lockdown, a expectativa é que haja diminuição do contágio nos dias em que apenas os serviços essenciais vão operar.

“Há um prazo para evitarmos esse colapso. Acontece que as pessoas que ocupam os , muitos deles não vem da Covid, a gente evitando a circulação de pessoas e diminuindo os horários da noite, podemos cuidar de quem está com Covid”, disse Marquinhos.