Com o projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual) na Câmara, os vereadores de Jaraguari se preparam para discutir e analisar a proposta enviada pela Prefeitura Municipal. O presidente da Casa, vereador Cláudio Ferreira da Silva (PSD), afirma que as sessões exclusivas para a LOA devem ocorrer entre 20 de novembro e a primeira semana de dezembro.

Com encerramento das atividades previsto para 21 de dezembro, a LOA será discutida em duas sessões exclusivas e fechadas. Conforme o presidente, conhecido como Claudião, o projeto do Executivo prevê cerca de R$ 48 milhões para a Lei Orçamentária de 2022.

Presidente da Câmara, Claudião. Foto: Leonardo de França. 

“Nós fizemos um cálculo, vai dar cerca de R$ 3,9 milhões mensais para 2022”, explicou. O presidente da Casa justificou o valor devido à “Jaraguari estar em expansão, com a chegada do agronegócio, da soja, essa rodovia que duplicou, a localização é muito bem privilegiada, temos a logística muito boa”, apontou.

 

Sabendo da importância da LOA, os vereadores buscam entender como alinhar os poderes executivo e legislativo. “É uma divergência de opinião, a Câmara tem sempre aprovado projetos e sendo parceira do Executivo, nós temos apenas que alinhar essas metas”, explicou Claudião.

O vereador lembra que a Câmara aprovou em 2020 as emendas para vereadores e neste ano já colocou o projeto em prática. “Nós percebemos que o nosso caso é fortalecer mais o legislativo para que a gente possa ser realmente valorizado”, afirmou.

Assim, ele destacou que muitas vezes sente “uma demora de chegar a ação do município até o objetivo final, que hoje é o eleitor, a população”. Foi por isso, que convidaram o deputado João Henrique Catan (PL) para explicar alternativas de como equilibrar os poderes e quais os papéis legislativos.

Visita

Assim como o Jornal Midiamax, o deputado estadual estava de visita à Câmara de Jaraguari nesta terça-feira (9). Distante apenas 46 quilômetros de Campo Grande, as ruas mostram a calmaria típica de uma cidade do interior.

João Henrique Catan na Câmara. Foto: Leonardo de França.

A Casa de Leis, localizada no centro da cidade, tem fachada azul e plenário com cerca de 50 lugares disponíveis para convidados. Antes da sessão da terça-feira (9), ocorria reunião entre o deputado e os vereadores, de modo a esclarecer as funções dos poderes.

Sem máscaras, conversavam entre si e finalizaram em cima do horário da sessão ordinária. Seja devido à presença da equipe de reportagem, ou pela transmissão ao vivo que estava prestes a começar, todos retornaram ao plenário com máscara de proteção.

Cerca de dez pessoas assistiam à sessão de forma presencial, quantidade que somada aos nove vereadores ainda é permitida no decreto municipal de medidas de biossegurança contra a Covid-19.

Projetos aprovados

Na última terça-feira (9), a Câmara de Jaraguari aprovou em segunda discussão o Projeto de Emenda da Lei Orgânica, de autoria do vereador Davi Gomes Barbosa (PSDB). A emenda altera o parágrafo sete do 11º artigo da Lei Orgânica de Jaraguari.

Assim, fica estabelecido pela emenda que “no período compreendido de 2 de fevereiro da primeira sessão legislativa até 22 de dezembro do último ano do mandato da Mesa, por convocação do presidente da Câmara, com antecedência de 10 dias, deverá ocorrer a eleição da Mesa Diretora e Comissões permanentes”. 

A Câmara também aprovou por unanimidade a moção de congratulações para a professora Leila Aparecida, da Escola Zumbi de Palmares. De autoria do vereador Rene Sérgio (DEM), a moção teve homenagem de todos os colegas da casa.

Professora Leila. Foto: Leonardo de França.

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta. Parabéns e receber essa moção, no mês da Consciência Negra, é uma honra”, afirmou a vereadora Daniela Martins (PSB).

Corrida das eleições

Com as eleições de 2022 chegando, a movimentação em busca de apoio pelo Estado já começou. É o que apontou o presidente da Câmara de Jaraguari sobre a visita do deputado João Henrique Catan.

“É o primeiro deputado estadual que já participou de uma sessão aqui na Câmara conosco, é o primeiro que realmente veio aqui e com certeza vai conseguir várias parcerias com isso”, afirmou Claudião. Apesar de ser convidado para conversar sobre os papéis legislativos, o vereador afirma que Catan está “andando na frente e nas vésperas das eleições”.

Ao Jornal Midiamax, o deputado estadual destacou que “os líderes do interior acabam sendo procurados para resolver situações de apoio político mais na véspera das eleições e eles também têm uma reclamação com relação ao atendimento”. Assim, afirmou que a gestão dele “tem uma maneira mais itinerante de trabalhar”.

Durante a reunião, Catan disse que “o poder de vocês [vereadores] é tão grande que não elegeria só deputados, elegeria governador, dois senadores”. Vale lembrar que o deputado estadual afirmou que almeja uma candidatura para o cargo de governador de Mato Grosso do Sul.

*Matéria alterada às 17h56 para correção do texto sobre a emenda aprovada.