Com inclusão de microempreendedor e trâmite na Câmara, reforma do Prodes é aprovada com 42 emendas
Cláusula de reversão, que prevê retorno de cessão de área, foi mantida pelos vereadores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A reforma do Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) foi aprovada na Câmara Municipal de Campo Grande com 42 emendas, nesta quinta-feira (30). Foram 25 votos favoráveis e nenhum contrário. Apresentada em junho, a proposta prevê regra única para conceder benefícios às empresas de indústria, comércio e serviços.
Entre os benefícios do novo projeto, estão isenção de 100% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), redução de 5% para 2% do ISS (Imposto Sobre Serviços) e 100% de isenção da Cosip (Custeio da Iluminação Pública dos Municípios), de três a cinco anos.
Principal mudança que estava prevista no texto original, mas foi anulada, era a retirada do trâmite de cada processo de empresa da Casa de Leis — só seriam submetidos ao Legislativo pleitos acima de 5 anos e doação de terreno. O argumento era de que, até a concessão dos incentivos, o caminho se alongava no Legislativo. Os vereadores refutaram a afirmação e aprovaram emenda mantendo a etapa de tramitação em todos os processos.
Empresários individuais poderão pleitear incentivo junto à Prefeitura de Campo Grande, traz outra emenda. Caso houver alteração de finalidade do projeto de concessão, os benefícios poderão ser revogados. Outra emenda amplia a possibilidade de repactuação às empresas beneficiadas com base na legislação revogada, ‘a qual permita a concessão de incentivos para tais destinatários’.
Microempreendedores Individuais poderão requerer incentivos fiscais e extrafiscais. “Com seus pequenos negócios, geram emprego e renda, contribuindo, no conjunto, para o crescimento da Capital”. Os parlamentares também aprovavam emenda que retira a proibição de ‘agenciamento de notícias’ em participar do Prodes. Ou seja, em tese, deixa aberta a possibilidade.
Atividades culturais foram colocadas no rol das descritas na lei complementar, assim como acrescentadas as atividades de casas de espetáculo, bares, restaurantes e cervejarias na lista de ‘serviço elegível’ do Prodes.
“A emenda de cláusula de reversão ao município foi mantida, então o empresário pode conseguir o benefício, mas se não cumprir os requisitos de geração de emprego e renda, área e benefício serão revertidos à prefeitura. Todos os projetos de doação de terreno e incentivo fiscal passarão pela Câmara, aqueles pequenos, só seremos comunicados. A maioria das emendas é para preservação do poder em autorizar, não podemos abrir mão”, apontou o presidente Carlão (PSB) sobre as principais alterações no texto.
Após aprovação nesta quinta-feira, a proposta com as mudanças será encaminhada para análise do município, que poderá vetar algum item sugerido pelos vereadores.
Notícias mais lidas agora
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
Últimas Notícias
Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
O ônibus partiu de São Paulo durante a madrugada com 45 passageiros, o motorista e um animal de estimação a bordo
Guarda municipal preso por tráfico é absolvido e volta ao trabalho em Dourados
Na época da prisão, os policiais apreenderam armas, munições, veículos e dinheiro
Inscrições do concurso do TRT/MS seguem abertas com salários de até R$ 16 mil
As provas objetivas serão realizadas em Campo Grande, no dia 09 de março de 2025
Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
Medida busca aprimorar ações de prevenção às fraudes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.