Pular para o conteúdo
Política

Com alto consumo de bebidas alcoólicas entre jovens, indígenas cobram apoio da Câmara de Dourados

Eles pediram o envolvimento dos parlamentares para levar esporte e qualificação nas aldeias da Reserva Federal
Arquivo -
Caciques das aldeias Bororó e Jaguapiru
Caciques das aldeias Bororó e Jaguapiru

As lideranças indígenas das duas principais aldeias da Reserva Federal de , Bororó e Jaguapiru, estiveram na Câmara de Dourados nesta quarta-feira (15). Durante encontro com o presidente do Legislativo, Laudir Munaretto, eles pediram apoio na implantação de programas de incentivo ao esporte, lazer, educação e a qualificação profissional nas aldeias.

As atividades devem ser voltadas para os jovens. No entendimento do cacique da aldeia Jaguapiru, Izael Morales, a presença do poder público, através de ações sociais e programas governamentais, é fundamental para levar mais proteção e perspectivas de melhores condições de vida à comunidade. Outra demanda apresentada pelas lideranças está relacionada ao aumento do policiamento dentro das aldeias.

“Precisamos da participação dos vereadores e da prefeitura para levar melhorias para as aldeias. Infelizmente, a violência, o uso de drogas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ainda são uma triste realidade dentro da comunidade, principalmente entre os mais jovens”, justificou o cacique.

Já o cacique da aldeia Bororó, Gaudêncio Benites, destacou que a violação dos direitos da criança e do adolescente é atualmente uma das maiores preocupações das lideranças da Reserva Indígena de Dourados.

Segundo Gaudêncio, é necessária uma atuação contundente e imediata do poder público dentro das aldeias de Dourados para que casos semelhantes ao que aconteceu com a menina Raíssa de 11 anos — que foi violentada e jogada de um penhasco em agosto — não ocorram novamente.

Para o cacique, uma das ações emergenciais que precisa ser colocada em prática é a ampliação do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), incluindo a destinação de mais funcionários e a criação de equipes votantes. Ele também pediu a reativação do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

“Temos problemas crônicos dentro da reserva que estão diretamente ligados à falta de oportunidades. O Cras desempenha um papel importante na comunidade e precisa ser prestigiado para ter um atendimento mais amplo. Hoje são apenas quatro funcionários para atender as duas aldeias”, explicou Gaudêncio.

Após ouvir as demandas das lideranças, Laudir Munaretto enfatizou que a Câmara de Vereadores vai estabelecer um novo canal de diálogo com a Prefeitura de Dourados para que as melhorias necessárias para a comunidade indígena do município possam ser implementadas o mais breve possível. “Sabemos da problemática e das dificuldades existentes na comunidade indígena. É uma realidade que precisa ser enfrentada e que necessita do apoio de todos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)