Os vereadores de Campo Grande vão homenagear o atleta Yeltsin Francisco Ortega com a medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes. O texto, apresentado pelo vereador Otávio Trad (PSD), foi aprovado durante sessão da Câmara Municipal, nesta terça-feira (14). No documento, o autor cita ‘os excelentes resultados obtidos em competições esportivas nacionais e internacionais ao longo de sua brilhante carreira no atletismo paralímpico’. 

Na Paralimpíada de Tóquio, Yeltsin ganhou dois ouros – foi o primeiro sul-mato-grossense a colocar medalha no peito e fez história na capital japonesa, com dois recordes quebrados. Ele garantiu o primeiro ouro do Brasil no paratletismo e o seu primeiro em Jogos Paralímpicos.

A medalha da Casa de Leis, que o atleta receberá, é concedida às pessoas que no campo da economia, política, artes, esportes e educação ‘tenham dado sua contribuição para o desenvolvimento de Campo Grande de uma forma relevante’. A intenção é que Yeltsin vá à Câmara Municipal receber a honraria, em data que será marcada.

Em 8 de setembro, ele foi recebido por fãs, amigos e familiares, além da apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, que o levou do Horto Florestal, com passagem pela Prefeitura de Campo Grande e Governadoria.