Pular para o conteúdo
Política

Bancada de MS se divide sobre prisão de deputado do PSL e diz aguardar desfecho na Câmara

Indagada, parte da bancada federal de Mato Grosso do Sul se posicionou a respeito da prisão do colega na Câmara Federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso na terça-feira (16), após publicar vídeo em que faz apologia ao AI-5 e defende destituição de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A maioria concordou com a detenção, criticando o […]
Arquivo -
Plenário da Câmara dos Deputados. (Agência Câmara
Plenário da Câmara dos Deputados. (Agência Câmara

Indagada, parte da bancada federal de Mato Grosso do Sul se posicionou a respeito da prisão do colega na Câmara Federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso na terça-feira (16), após publicar vídeo em que faz apologia ao AI-5 e defende destituição de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A maioria concordou com a detenção, criticando o conteúdo proferido pelo parlamentar.

A medida, inclusive, passará pelo crivo dos parlamentares, apesar de a prisão ter sido em flagrante e por crime inafiançável. Uma reunião está marcada para às 13 horas (de Brasília) desta quarta-feira (17) na Câmara Federal.

Em sua conta no , o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS) noticiou a prisão ainda ontem, afirmando que Daniel Silveira é ‘responsável por contínuos ataques à democracia, além de ser um dos disseminadores rotineiros de “. “Ele vem abusando desde o início de seu mandato, contra o Congresso, o Supremo Tribunal Federal, contra a democracia. Se a já tivesse aberto o processo de cassação dele, talvez não chegaria a este extremo. A prisão só ocorreu por inoperância da Câmara dos Deputados. Um processo deve ser aberto e ele deve ser cassado”.

“Eu li a decisão do  ministro Alexandre de Moraes e vi o pronunciamento do deputado Daniel Silveira. Considero gravíssima a conduta do deputado, violadora de varias normas tipificadas no Código Penal e em leis esparsas. Creio que, como ele já estava sendo investigado, a decisão do ministro tem fundamento jurídico”, disse o deputado Fabio Trad (PSD-MS).

Acrescentou que a imunidade parlamentar não existe para ‘acobertar condutas desta natureza’ e que a fala de Silveira não foi uma crítica apenas, mas um discurso com alvo e ‘propósito de ameaçar os ministros e atentar contra o estado democrático de direito’. Rose Modesto (PSDB-MS) afirmou que prefere aguardar a reunião, convocada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL), antes de se posicionar sobre o assunto.

Vander Loubet (PT) disse também que a ‘imunidade e a liberdade de expressão não são absolutas’. “E esse deputado extrapolou. Nenhum parlamentar pode ir para as redes sociais pregar invasão do STF, um Poder constituído. O ministro Alexandre de Morais agiu corretamente, é necessário colocar um freio nos arroubos autoritários e violentos desse tipo de pessoa”.

Os 8 deputados federais de Mato Grosso do Sul foram acionados pela reportagem, que aguarda a manifestação. Os senadores também foram procurados para repercutir o assunto. A assessoria da senadora Simone Tebet (MDB-MS) afirmou que a parlamentar prefere esperar a decisão da Câmara Federal, já que trata-se de um deputado federal.

*Matéria editada para acréscimo de informação às 12h58

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
manga

LISTA: Preço da manga e cebola seguem em queda, enquanto melão e tomate sobem na Ceasa-MS

Motociclista morre após colidir com traseira de carro na BR-163

Agesul renova contrato com empresa que faz manutenção em máquinas pesadas por R$ 7,7 milhões

Ex-policial acusado de descumprir medidas protetivas é absolvido pela Justiça

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

cezário

Cezário faz nova tentativa de levar sua destituição da FFMS ao STJ

Últimas Notícias

Brasil

Presidente do STF fica preso em elevador na sede da OAB em Fortaleza

Magistrado e outras quatro pessoas ficaram impedidas de sair do equipamento

Polícia

‘Hoje a festa é no céu’, mãe fala sobre a dor da perda da filha que faria 1 ano em MS

Bebê morreu após uma injeção aplicada em um hospital de MS

Trânsito

Motociclista fica ferido após acidente na BR-163, em Campo Grande

Trecho da rodovia ficou parcialmente fechado por uma hora

MidiaMAIS

Tá com vontade? Veja onde comprar morango do amor em Campo Grande

Doce tem levado internautas ao delírio e confeiteiros profissionais e amadores de Campo Grande já oferecem o produto