Nesta terça-feira (5), deputados estaduais decidiram manter o sistema de sessão ordinária mista até 20 de dezembro deste ano. Ou seja, os parlamentares continuam com a liberdade de escolherem participar de forma remota ou presencial nas sessões.

A decisão foi tomada por 12 votos favoráveis e cinco contrários, sendo que a medida segue até o recesso parlamentar. Durante a votação, o presidente da ( de Mato Grosso do Sul), deputado Paulo Corrêa (PSDB), lembrou que a pandemia causou o falecimento de dois parlamentares, Onevan de Matos (PSDB) e Cabo Almi (PT). “Nós perdemos dois companheiros por causa da Covid-19”, disse.

Entre as reivindicações dos deputados que votaram contra a manutenção da sessão mista, estava a falta de debates sobre os projetos, o pequeno e grande expediente. (PT) votou “não” e afirmou que estão “apenas votando projetos, sem ter debate mais aprofundado”.

Com as reivindicações, foi votado também o retorno do grande expediente em formato misto. Assim, 17 deputados aprovaram a medida que permite agora que, de forma presencial ou remota, sejam debatidas questões na sessão.

Por fim, foi colocado em votação o retorno das audiências públicas, aprovado pelos parlamentares. O presidente da Alems destacou que serão tomadas todas as precauções, como máscara, álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento nas audiências, que devem ser aprovadas em sessão anterior.