Pular para o conteúdo
Política

Após um ano, retomada de atendimento presencial em órgãos estaduais de MS é incerta

Governo diz que depende do avanço da vacinação, que tem tido percalços por falta de um dos imunizantes
Arquivo -

Um ano depois da pandemia de Covid-19 forçar a adoção de teletrabalho e atendimento virtual ou limitado, o governo de Mato Grosso do Sul ainda não tem perspectiva de quando retomará as atividades presenciais. A lentidão na campanha de vacinação é o principal fator que impede a volta à normalidade.

O Estado precisaria passar dos 60% de cidadãos imunizados para começar a ampliar a presença de servidores nas repartições. Porém, existe a tendência de que o atendimento ao público seja cada vez mais digitalizado.

Órgãos como o (Departamento Estadual de Trânsito) já realizam alguns serviços pela ou por meio de aplicativos. Também já existe atendimento virtual na área de saúde e direito do consumidor.

Ainda conforme a Subcom (Subsecretaria de Comunicação), o governo depende das remessas de vacinas para manter o calendário de imunização. O Ministério da Saúde tinha estimado vacinar toda a população maior de 18 anos até o fim do ano.

Porém, a entrega de novas doses tem atrasado por problemas na linha de produção. O Instituto tem sofrido com atrasos e até envio de quantidades menores do que o previsto de IFA (Ingrediente Farmacêutico).

Com isso, cidades por todo o País tiveram que interromper a aplicação da CoronaVac. A segunda dose tem atrasado, mas a recomendação é que as pessoas tomem mesmo após a data marcada.

Em , por exemplo, apenas a Vaxzevria (AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz) está sendo aplicada, assim como em outros municípios sul-mato-grossenses.

Esses problemas vêm acontecendo desde que a pasta recomendou que todas as doses enviadas fossem aplicadas, sem reserva para a D2. Com isso, o Ministério da Saúde voltou atrás e determinou que sejam armazenadas doses para segunda aplicação.

O Jornal Midiamax também procurou a prefeitura de Campo Grande – que recentemente anunciou a previsão de retomadas das aulas presenciais em julho –, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: ladrão arromba e furta supermercado em Campo Grande

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

Motorista é preso com 220 kg de cocaína na BR-262 em Terenos

Lupi diz que governo acompanhava, mas sem dimensão de fraudes no INSS

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Integrante do Falange da Rima, rapper Flynt morre aos 53 anos

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista sofre graves ferimentos em acidente na Tamandaré

GCM chegou a fechar a via

Esportes

Bia Haddad é eliminada nas duplas antes de estreia em simples no SP Open

Jogando ao lado da jovem Ana Candiotto

Cotidiano

Bazar do TJMS arrecada R$ 231 mil para quatro instituições sociais

Os itens foram destinados ao bazar por meio de doações da Receita Federal de Corumbá

Brasil

Crise climática ameaça cultivo de alface em campo aberto, diz Embrapa

Técnicos da Embrapa analisaram diversos cenários de mudanças climáticas