Pular para o conteúdo
Política

‘Tropa’ de Reinaldo barra projeto que garantia teste para covid-19 de graça em MS

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) da Assembleia Legislativa barrou projeto de lei que previa testagem gratuita para novo coronavírus aos doadores de sangue em Mato Grosso do Sul. A proposta do deputado João Henrique (PL) foi arquivada após parecer contrário do relator, deputado Professor Rinaldo (PSDB). A decisão de parlamentares alinhados […]
Arquivo -

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) da Assembleia Legislativa barrou projeto de lei que previa testagem gratuita para novo coronavírus aos doadores de sangue em Mato Grosso do Sul. A proposta do deputado João Henrique (PL) foi arquivada após parecer contrário do relator, deputado Professor Rinaldo (PSDB). A decisão de parlamentares alinhados ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai contra até ao que o próprio Governo tem defendido em relação à testagem em massa. 

O projeto foi rejeitado por unanimidade na comissão, que, além do tucano, tem também o líder do governo, (PP), e os deputados Renato Câmara (MDB), (Patriota) e Evander Vendramini (PP). Todos atuam alinhados ao Executivo.

João Henrique disse à reportagem que o Governo do Estado colocou sua “tropa” para barrar o projeto ainda na CCJR.

O parlamentar justificou o projeto pelo incentivo à doação de sangue – o tem enfrentado dificuldades para manter os estoques em níveis regulares – e pela ampliação na estratégia de testagem para covid-19.

'Tropa' de Reinaldo barra projeto que garantia teste para covid-19 de graça em MS
Deputado João Henrique durante sessão plenária remota da Assembleia (Foto: Luciana Nassar/TV Assembleia)

O parecer do deputado Professor Rinaldo citou a legislação sobre doação de sangue no País, que descarta trocar o ato voluntário por remuneração ou benefícios.

O tucano argumentou ainda sobre a possibilidade de pessoas sintomáticas para covid-19 procurarem as unidades de coleta interessadas no teste gratuito. Segundo ele, isso expõe “todos a riscos não aconselháveis”, escreveu.

Ampliação da testagem

Via transmissões ao vivo da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o próprio governo estadual prega o aumento na disponibilidade de exames. A ampliação é defendida para identificar a prevalência do Sars-CoV-2 e definir as medidas de mitigação do contágio pelo vírus.

Para o médico infectologista Rodrigo Coelho, a ideia no bojo da proposta é válida como incentivo a doadores de sangue. “Tem muita gente querendo fazer o teste”, comentou.

Coelho é receoso quanto a efetividade dos chamados testes rápidos, que rastreiam os anticorpos para o Sars-CoV-2 no sangue. O exame não é recomendado para diagnóstico da covid-19, uma vez que só funciona a partir do oitavo dia de infecção ou manifestação de sintomas.

“Mas a testagem em massa é interessante do ponto de vista estatístico, até para saber se determinada população adquiriu, ou não, imunidade de rebanho e está menos suscetível ao vírus”, complementou.

Segundo dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 206,8 mil testes para novo coronavírus foram feitos até agora. Mato Grosso do Sul já soma 50.645 casos da doença e 903 mortes em decorrência dela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falha na inscrição da Prova Nacional Docente afeta professores de MS

Oposição suspeita de manipulação financeira e favorecimento com tarifaço de Trump

upa

Confira escala médica nas UPAs e CRSs de Campo Grande neste sábado

patrola

Investigado por corrupção, Patrola tem contrato reajustado para quase R$ 4 milhões em Ladário

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

ponta porã

Agesul divulga resultado de R$ 92 milhões em licitações de obras em MS

Últimas Notícias

Polícia

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

Agressões aconteceram nesta sexta-feira; vítimas foram levadas para o lado brasileiro

Brasil

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Deputado federal publicou foto ao lado de representante estadunidense

Esportes

Meia maratona: Trechos da Avenida Presidente Vargas serão interditados em Dourados

Organizadores montam logística para garantir segurança e conforto aos competidores

Famosos

Éder Militão e Tainá Castro se casam com cerimônia luxuosa em São Paulo

Éder Militão e Tainá Castro oficializaram a união mais uma vez; agora, os pombinhos apostaram em uma cerimônia religiosa de luxo no Palácio Tangará