O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) atendeu petição e restabeleceu a elegibilidade de Nelson Cintra Ribeiro, ex-prefeito e novamente candidato ao cargo em , pelo PSDB. O pecuarista foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) por envolvimento em esquema de chefiado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O juiz da 20ª Zona Eleitoral de Murtinho, Jorge Tadashi Kuramoto, considerou que as duas penalidades que tornavam Nelson Cintra inelegível já esgotaram os oito anos de impedimento previstos na legislação. A última punição venceu no último dia 7 de outubro.

Mas o TRE-MS ainda não deferiu o registro de candidatura do tucano. O processo corre na mesma zona eleitoral. Porém, Nelson Cintra é alvo de impugnações da coligação rival, a “Coragem para Mudar”, de Fabio Netto, bem como do Ministério Público Eleitoral.

A coligação argumenta que Cintra está na lista de políticos com contas julgadas irregulares pelo (Tribunal de Contas do Estado). Por outro lado, o Ministério Público afirma que o tucano não apresentou comprovante de alfabetização.

O MPF denunciou Nelson Cintra, também da Fundação de Turismo do Estado, por lavagem de dinheiro para organização criminosa. As investigações no âmbito da Operação Vostok apontam que ele teria emitido, em 2016, R$ 296,6 mil em notas fiscais “frias” para a JBS. Segundo a Polícia Federal, o pagamento serviu para dissimular propina ao governador Reinaldo Azambuja.

Cintra foi prefeito de Porto Murtinho de 2009 a 2012.