Em decisão publicada neste domingo (25), a indeferiu a candidatura do deputado federal (PSL) à prefeitura de . Com isso, a Capital possui até o momento 13 candidaturas aprovadas para a disputa da prefeitura.

A decisão que barrou a candidatura de Trutis foi assinada pela juíza Joseliza Alessandra Turine, da 44ª Zona Eleitoral. Na justificativa, a magistrada afirma que o deputado não foi o nome escolhido em convenção do partido. Trutis foi intimado para que apresentasse documentos comprovando o que foi definido na reunião em ata, mas segundo a Justiça nada foi apresentado.

A escolha de Trutis para a disputa pelo PSL rachou o partido e fez com que a direção estadual da legenda apresentasse pedido de providências na Justiça Eleitoral. O candidato escolhido pela maioria dos membros do partido para a disputa municipal foi Vinicius Siqueira, que teve o registro de candidatura deferido pela Justiça.

Os recursos apresentados ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) pelo deputado federal foram negados e, dessa vez, não há como Trutis recorrer da decisão final da Justiça Eleitoral.

Disputa em Campo Grande

Até o momento, a Capital possui 13 nomes confirmados para a disputa nas urnas. Além de Trutis, também teve o registro indeferido o candidato pelo PCO Thiago de Carvalho Assad.

Aguarda julgamento de sua candidatura o procurador licenciado Sergio Harfouche (). Ele figura embate judicial com o magistrado responsável pelo julgamento de seu registro, Roberto Ferreira Filho. O candidato alega possuir “inimizade pública” com o juiz e pediu judicialmente que ele se declarasse suspeito de julgar seu processo de registro.

O pedido do procurador foi negado e o juiz Roberto Filho é quem julgará a candidatura de Harfouche. O processo de registro ainda está pendente de decisão.