Pular para o conteúdo
Política

Terra de Mandetta, mas com maioria bolsonarista, MS tem pior isolamento contra coronavírus

Mato Grosso do Sul, cuja maioria dos eleitores votou em Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018, é também um dos estados do Brasil que mais descumprem regras de isolamento decretadas para diminuir a disseminação do coronavírus (Covid-19), de acordo com o que o Governo do Estado tem alertado. Mesmo com o avanço da doença no […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul, cuja maioria dos eleitores votou em Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018, é também um dos estados do que mais descumprem regras de isolamento decretadas para diminuir a disseminação do coronavírus (Covid-19), de acordo com o que o Governo do Estado tem alertado.

Mesmo com o avanço da doença no País, o presidente lidera justamente a defesa do afrouxamento das restrições e é visto frequentemente em locais com aglomeração de pessoas, na contramão do que o seu próprio ministro da Saúde, o sul-mato-grossense Luiz Henrique Mandetta (DEM), orienta.

Em coletivas de atualização dos casos mais recentes, o secretário de Saúde do Estado, , reforça a resistência dos moradores de MS em cumprirem o isolamento. Afirma, ainda, que a postura de agora pode refletir em aumento expressivo de infectados nas duas próximas semanas. São 113 confirmações de Covid-19 e quatro mortes pela doença.

Em meio a situação, a crise provocada pelo novo coronavírus extrapola há semanas o campo da saúde e os reflexos na economia. A relação entre Jair Bolsonaro e Mandetta começou a ruir depois de do presidente a governadores e prefeitos que endureceram medidas de isolamento em meados de março – defendidas amplamente pelo ministro como forma de combate da doença.

A tensão política, que na semana passada quase culminou na demissão de Mandetta, continua nesta semana, depois que o ministro, em entrevista ao Fantástico, programa da Rede Globo, defendeu fala única e disse que, hoje, os brasileiros não sabem se escutam o presidente da República ou o ministro da Saúde.

Por sua vez, o prefeito de , (PSD), minimiza relação entre eleitores de Bolsonaro, que defende o chamado isolamento vertical, e o descumprimento por parte dos sul-mato-grossenses.

“Existe um percentual menor do que a gente possa imaginar. Até porque, uma coisa é você escolhê-lo como presidente da República numa situação onde o País se encontrava, com o adversário que tinha no 2º turno. Outra é seguir orientação contrária ao que o ministro da Saúde, ciência e médicos falam”. Em 2018, o presidente recebeu 872.049 em Mato Grosso do Sul, o que representa 65,22%.

O que se vê, no entanto, segundo as estatísticas, é que Mandetta tem menos respaldo entre os conterrâneos, no que diz respeito ao cumprimento do isolamento, do que Bolsonaro.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Primeiras declarações do Papa Leão XIV são elogiadas por líderes mundiais

Motorista bêbado bate em poste que fica pendurado e deixa moradores sem luz em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Lula assiste a desfile militar e faz reunião com Putin na Rússia

Últimas Notícias

Sem Categoria

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado

Artigo

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

A Chief Legal Officer do BDM Digital, Kezia Miranda, esteve na Universidade de Stanford, na Califórnia, para uma rodada de reuniões técnicas voltadas à internacionalização da plataforma brasileira de criptoativos.

Cotidiano

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Portaria publicada no DOU prevê prevenção e combate a incêndios florestais por meio de estratégia do Prevfogo

Cotidiano

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Um alerta de tempestade, com grau de severidade considerado de perigo para Dourados e região em vigor nesta sexta-feira (9) a partir das 13h e segue o sábado (10). O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, … Continued