Tereza Cristina acompanha votação e deputados de MS apostam na sanção de MP do Agro
A votação da medida provisória alterando as regras do crédito rural ocorrida no Senado Federal nesta quarta-feira (04) contou com a presença da ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM). Considerada uma vitória para o agronegócio brasileiro, a medida deve ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem problemas, avaliam deputados federais sul-mato-grossenses…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A votação da medida provisória alterando as regras do crédito rural ocorrida no Senado Federal nesta quarta-feira (04) contou com a presença da ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM). Considerada uma vitória para o agronegócio brasileiro, a medida deve ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem problemas, avaliam deputados federais sul-mato-grossenses.
Com novos modelos para o crédito rural e a estimativa de incremento de R$ 5 bilhões no setor, a MP 897/19 deve entrar em vigor o quanto antes, acredita a deputada federal tucana Rose Modesto (PSDB). “A MP vai contribuir, e muito, para que o PIB [Produto Interno Bruto] do agronegócio seja bem superior aos 2% previstos pelo Ipea (o Instituto de Pesquisa Aplicada) para este ano, aquecendo a economia, principalmente de estados como o nosso, e gerando mais empregos e fazendo com que a renda aumente”, ponderou.
Mesmo com as mudanças feitas pela Câmara dos Deputados sobre o texto-base enviado por Bolsonaro, Rose acredita que o acordo entre o Congresso para votação e o aval de Tereza Cristina serão decisivos para a sanção.
Em vigor, a medida deve facilitar o acesso ao crédito, criar subsídios para impulsionar o setor e possibilitar aos produtores garantia solidária para renegociar dívidas, além da opção de desmembrar a propriedade para oferecer como garantia nos financiamentos, completou a deputada.
O deputado federal Luiz Ovando (PSL) ressaltou terem sido, ao todo, 349 emendas propostas por deputados e senadores durante a discussão do texto, com o intuito de facilitar o crédito rural, acesso ao financiamento e redução de taxas. “Sem dúvida que haverá benefício a toda sociedade com aumento de área plantada e da produção”, afirmou.
Para o deputado federal Fábio Trad (PSD), a aprovação é medida histórica para o setor, devido à criação de mecanismos de ampliação da base de crédito e a abertura para entrada de recursos privados no crédito agrícola. “A medida permite que esse setor tenha oferta de crédito para continuar expandindo suas atividades no médio e longo prazo. O crédito puramente público jamais permitiria tal fôlego para que o setor continue a se expandir”, observou.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.