Tereza Cristina acompanha votação e deputados de MS apostam na sanção de MP do Agro
A votação da medida provisória alterando as regras do crédito rural ocorrida no Senado Federal nesta quarta-feira (04) contou com a presença da ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM). Considerada uma vitória para o agronegócio brasileiro, a medida deve ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem problemas, avaliam deputados federais sul-mato-grossenses…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A votação da medida provisória alterando as regras do crédito rural ocorrida no Senado Federal nesta quarta-feira (04) contou com a presença da ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM). Considerada uma vitória para o agronegócio brasileiro, a medida deve ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem problemas, avaliam deputados federais sul-mato-grossenses.
Com novos modelos para o crédito rural e a estimativa de incremento de R$ 5 bilhões no setor, a MP 897/19 deve entrar em vigor o quanto antes, acredita a deputada federal tucana Rose Modesto (PSDB). “A MP vai contribuir, e muito, para que o PIB [Produto Interno Bruto] do agronegócio seja bem superior aos 2% previstos pelo Ipea (o Instituto de Pesquisa Aplicada) para este ano, aquecendo a economia, principalmente de estados como o nosso, e gerando mais empregos e fazendo com que a renda aumente”, ponderou.
Mesmo com as mudanças feitas pela Câmara dos Deputados sobre o texto-base enviado por Bolsonaro, Rose acredita que o acordo entre o Congresso para votação e o aval de Tereza Cristina serão decisivos para a sanção.
Em vigor, a medida deve facilitar o acesso ao crédito, criar subsídios para impulsionar o setor e possibilitar aos produtores garantia solidária para renegociar dívidas, além da opção de desmembrar a propriedade para oferecer como garantia nos financiamentos, completou a deputada.
O deputado federal Luiz Ovando (PSL) ressaltou terem sido, ao todo, 349 emendas propostas por deputados e senadores durante a discussão do texto, com o intuito de facilitar o crédito rural, acesso ao financiamento e redução de taxas. “Sem dúvida que haverá benefício a toda sociedade com aumento de área plantada e da produção”, afirmou.
Para o deputado federal Fábio Trad (PSD), a aprovação é medida histórica para o setor, devido à criação de mecanismos de ampliação da base de crédito e a abertura para entrada de recursos privados no crédito agrícola. “A medida permite que esse setor tenha oferta de crédito para continuar expandindo suas atividades no médio e longo prazo. O crédito puramente público jamais permitiria tal fôlego para que o setor continue a se expandir”, observou.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.