Pular para o conteúdo
Política

PSL vai à Justiça para tirar mandato de Contar após deputado pedir desfiliação

Dois anos antes do final do mandato do Capitão Contar, o PSL solicitou a perda do cargo efetivo do deputado estadual de MS.
Arquivo -
Renan Contar
Renan Contar

Dois anos antes do final do mandato do , o PSL (Partido Social Liberal) solicitou a perda do cargo efetivo do deputado estadual de Mato Grosso do Sul. A ação foi ajuizada na última terça-feira (18) pelo diretório nacional do partido. O deputado já havia tentado se desfiliar da legenda.

De acordo com o processo judicial, que tramita no (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), a ação visa a perda de cargo eletivo por desfiliação partidária. Assim, a ação pede a “perda de mandato eletivo por infidelidade partidária”. Contar foi eleito nas eleições de 2018 e tem mandato previsto até 2022.

Além do diretório nacional, o órgão de direção estadual participa da ação. Nesta quinta-feira (20), foi publicado o despacho da petição nº 0600229-68.2020.6.12.0000, assinada pelo relator e advogado do TRE-MS, Daniel Castro Gomes da Costa.

No documento está prevista “a reunião das ações para julgamento conjunto”. Com isso, os citados devem responder em até cinco dias, segundo o 4º artigo da Resolução nº 22.610/2007 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O Jornal Midiamax solicitou posicionamento do PSL nacional e estadual, entretanto, até a publicação desta matéria não havia retorno das partes.

Pedido de desfiliação

No despacho assinado pelo delator do TRE-MS é citada a petição nº 0600147-37.2020.6.12.0000, aberta pelo deputado estadual Capitão Contar com intuito de justificar a desfiliação do partido. O parlamentar anunciou a desfiliação em 25 de maio, afirmando que o PSL havia mudado os rumos partidários.

“Houve clara mudança nos objetivos partidários, contradizendo o discurso que elegeu a totalidade de seus correligionários, baseado na mudança, renovação política, ética e ”, disse ao Jornal Midiamax. A petição de justificativa de desfiliação começou a tramitar no TRE-MS em 13 de junho.

Em nota divulgada pelo deputado nas redes sociais, ele alegou que a presidente regional do partido, senadora Soraya Thronicke, contestou o pedido de desligamento. Assim, Contar afirmou que foi impedido de sair da sigla e cumprir o exercício de quatro anos como parlamentar.

De acordo com despacho da petição aberta pelo deputado, também assinada por Costa, os diretórios nacional e estual do PSL “apresentaram resposta conjunta, requerendo a improcedência da ação”. Com isso, o partido solicitou a desfiliação indireta de Contar e determinação de perda do mandato parlamentar. Por fim, a Procuradoria Regional Eleitoral julgou improcedente os pedidos, tanto do deputado estadual, quanto dos diretórios partidários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morador é salvo de casa em chamas após incêndio começar em botijão de gás

Vereadores convocam Santa Casa para audiência pública após suspensão de atendimentos

É implausível que tarifas sobre a China caiam abaixo de 10%, diz secretário do Tesouro dos EUA

Tio e sobrinhos são rendidos e agredidos por falsos policiais na BR-163

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Funsat Campo Grande

‘Emprega CG’ oferta 300 vagas aos moradores do Coophatrabalho

Últimas Notícias

Sem Categoria

‘Cadê a mãe?’: Adolescente abraçava pai morto dentro de carro e gritava por socorro na BR-262

Adolescente teve ferro atravessado no rosto com o acidente

Famosos

Ex-Casamento às Cegas, Renata e Alexandre anunciam gravidez do primeiro filho

Ex-participantes de Casamento às Cegas Brasill, Renata Giaffredo e Alexandre Thomaz pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem a gestação

Polícia

VÍDEO: Adolescente é perseguida e roubada por ladrão do carro preto em Campo Grande

Ladrão acabou preso por policiais da Derf

Emprego e Concurso

De Direito a Computação, TCE abre seleção para estágio remunerado em MS

As vagas abrangem nove cursos de graduação