Entre os dois projetos de leis pautados para votação na sessão desta terça-feira (9), está o que institui o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz, que, se for aprovado, será comemorado todo dia 16 de abril. Outra medida que deve ser analisada é a denomina a estrada vicina CG-010 de Getulio Yamazato, dos vereadores Carlão (PSB) e (PSDB).

No caso da primeira, a medida, apresentada pelo vereador João César Mattogrosso, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da voz, segundo o texto da proposta. Caberá ao Poder Executivo, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), organizar a programação pertinente ao evento e parcerias poderão ser firmadas com entidades educacionais que possuam cursos relativos ao tema.

“É inquestionável a importância da voz no processo da comunicação humana, sobretudo, para os profissionais ligados diretamente a áreas como a da política, educação, justiça, arte, religião, , radio, telecomunicações e marketing”.

Segundo dados do (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), apontados no projeto de lei, cerca de 10 mil casos de câncer de laringe por ano são diagnosticados no Brasil, ‘pesando ainda o fato diversos estudos acadêmicos apontarem que mais de 60% dos pesquisados profissionais de educação desenvolveram distúrbios vocais de ordem ocupacional'.

Além dos projetos de leis pautados, os vereadores podem analisar medidas em regime de urgência, quando não constam na pauta