Projeto de lei propõe pagamento de ICMS 15 dias após retirada de mercadoria
Nas regras atuais, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) retém as mercadorias de comerciantes e compradores até o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para liberar os produtos. Projeto de lei apresentado pelo Capitão Contar (PSL) nesta quarta-feira (12) quer mudar isso, deixando o pagamento do imposto 15 dias após […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nas regras atuais, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) retém as mercadorias de comerciantes e compradores até o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para liberar os produtos. Projeto de lei apresentado pelo Capitão Contar (PSL) nesta quarta-feira (12) quer mudar isso, deixando o pagamento do imposto 15 dias após a retirada da mercadoria.
Segundo Contar, a regra atual calcula o imposto no mesmo momento da checagem da mercadoria, feito pelo próprio fiscal. Caso não seja pago, a mercadoria fica retida até a quitação do ICMS. “Quando isso acontece, o produto acaba não sendo vendido imediatamente, ou fica no estoque do fornecedor, ou até ser negociado por valor inferior ao estabelecido no momento da venda final, o que vem causando prejuízos gigantescos ao setor empresarial do MS, pois são obrigados a imputar um custo antecipado, que somente teriam após a venda do produto”.
O deputado citou uma situação que acontece com frequência. “Certas vezes vem um caminhão recolhendo as mercadorias, mas como uma ou outra não não teve o imposto pago, toda a mercadoria fica retida e o caminhão parado”.
Questionado se o projeto pode não ser aprovado, Contar explicou que a proposta não mexe com arrecadação. “Estamos facilitando para o contribuinte. Não mexo com os valores, mas sim com os procedimentos. O Estado é moderno no quesito de cobrança. Não tem como ter sonegação porque o CNPJ já está na compra”.
Para ser aprovado, o projeto precisa passar pela análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), antes de ir para votação dos parlamentares.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Barulho de motos, meio ambiente e 14 de Julho: o que esperar da Nova Lei do Silêncio de Campo Grande
Expectativa é que a Prefeitura de Campo Grande envie projeto sobre a Nova Lei no Silêncio no início de 2025
Cristian Ribera chega ao terceiro ouro na Copa do Mundo de Para Ski
Brasileiro brilhou na competição disputada na Finlândia
Pé na estrada: Festas de final de ano trazem aumento de demanda por revisões automotivas
Procedimento previne contratempos nas viagens de férias programadas para este período
Cônsul dos Estados Unidos diz que foi mais feliz este ano por ter visitado Campo Grande: ‘adorei muito’
Animado para vivenciar a diversidade cultural brasileira, ele esteve em MS no mês de outubro e ficou encantado ao conhecer Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.