Na intenção de frear possível avanço do coronavírus na cidade, a Prefeitura de Antônio João decretou novas medidas de prevenção nesta terça-feira (21). O município fica a 402 quilômetros de Campo Grande. Entre as determinações, está a suspensão dos atendimentos presenciais no comércio da cidade e a suspensão das atividades da rodoviária.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), existem 11 casos confirmados de coronavírus no município. Para adotar as medidas, a Prefeitura considerou os casos suspeitos da doença. Assim, de acordo com o levantamento da Secretaria, 53 casos ainda estão em aberto e aguardam encerramento.

O decreto foi publicado no Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul). A prefeitura suspendeu, entre 20 e 30 de julho, “o atendimento presencial ao público nos estabelecimentos comerciais em funcionamento no município”.

Aos estabelecimentos que descumprirem o decreto, está prevista “pena de suspensão ou cassação do alvará de licença de funcionamento”. Entretanto, permanece permitido o serviço de entregas e delivery. Serviços como farmácias, mercados, agências bancárias, pet shops e outros possuem regras para funcionamento durante o período determinado pela Prefeitura.

Além disto, a gestão suspendeu os serviços de transporte coletivo, privado ou público, e o terminal rodoviário. Celebrações e reuniões religiosas também foram suspensas durante este período.

Até 28 de julho, as feiras livres foram suspensas na cidade. Por fim, a Prefeitura de Antônio João decretou que todo morador que sair do território da cidade ou receber visitas de outros municípios e estados, deverá comunicar a Secretaria Municipal de Saúde e cumprir isolamento social.

O decreto completo pode ser conferido no Diário da Assomasul, a partir da página 43.