Oposição culpa presidente paraguaio pelo sequestro de ex-vice e clima fica tenso na fronteira
A situação do presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que já não estava tranquila desde o confronto ente a FTC (Força Tarefa Conjunta) e o EPP (Exercito do Povo Paraguaio) ficou ainda mais tensa com o sequestro do ex-vice-presidente Óscar Denis Sánchez, 74 anos, na cidade de Bella Vista Norte, que fica na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A situação do presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que já não estava tranquila desde o confronto ente a FTC (Força Tarefa Conjunta) e o EPP (Exercito do Povo Paraguaio) ficou ainda mais tensa com o sequestro do ex-vice-presidente Óscar Denis Sánchez, 74 anos, na cidade de Bella Vista Norte, que fica na fronteira com o Brasil, na região da cidade sul-mato-grossense Bela Vista.
Nas últimas horas, o presidente do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), Efraín Alegre, responsabilizou o presidente paraguaio, “por sua evidente falta de jeito e inutilidade”. Segundo o Última Hora, ele também também exigiu o “afastamento imediato” do ministro da Defesa, Bernardino Soto Estigarribia, do comandante da FTC, Héctor Grau e do ministro do Interior, Euclides Acevedo.
As bancadas do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) da Câmara dos Senadores e da Câmara dos Deputados emitiram um comunicado após o ocorrido, no qual expressam sua solidariedade com suas famílias e com todo o povo de Concepción que atualmente “sofre privação ilegítimo de um de seus filhos queridos ”.
“A trajetória de Dom Óscar como homem público é impecável, ainda hoje é reconhecida sua atuação como o primeiro governador do Departamento de Concepción, que fundou as bases para o desenvolvimento daquela região do país, que sempre foi adiada por várias décadas”, diz parte da declaração.
Na nota os partidos também expressam “enérgico repúdio a tão desprezível crime pelas ações desses grupos criminosos que, disfarçados de suposta causa revolucionária pela violência, buscam impor vontades e, num estranho paradoxo, atacam e causam dor e lágrimas às pessoas que afirmam defender”.
Eles esclarecem na carta que o caminho do terror nunca será o caminho para chegar ao poder e que a democracia vai prevalecer. O documento também exige o Poder Executivo e as organizações de segurança redobrem seus esforços para garantir seu retorno e trabalhem juntos pela paz e segurança de todos os habitantes da República.
O presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez viajou ao Departamento de Concepción onde ocorreu o sequestro do ex-vice-presidente Óscar Denis Sánchez, nesta quarta-feira (09).
Entenda o caso
Oscar Denis, 74, ex-vice-presidente do Paraguai (2012-2013), foi sequestrado pelo autodenominado EPP (Exército do Povo Paraguaio), um grupo armado de esquerda que atua no Paraguai desde 2008.
O sequestro acontece uma semana após o confronto entre a Força Tarefa Conjunta e o EPP, na Fazenda Paraíso, localizada na cidade de Yby Yaú, no Departamento de Concepción, onde morreram duas meninas de 11 anos, que estavam no acampamento principal do grupo.
Amancio Óscar Denis Sánchez é natural de Concepción, um político liberal que se aposentou após coroar sua carreira ao ser nomeado vice-presidente da República do Paraguai entre 2012 e 2013.
Denis foi nomeado segundo do Executivo, ocupando o cargo que ficou vago depois que o mesmo Congresso tirou Fernando Lugo da presidência por impeachment e Federico Franco tomou posse.
Esteve no Congresso Nacional por três períodos legislativos, dois deles no Senado, 2003-2008 e 2008-2013. E um deles como deputado nacional de 1998 a 2003, todos representando o Departamento de Concepción.
O liberal chegou ao Poder Legislativo depois de ser governador de seu departamento. Ele foi eleito para o período de 1993-1998. Ele é um importante empresário da região e é muito considerado pelos moradores porque suas empresas geram empregos na região.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.