A ministra participou, nesta quarta-feira (15), do encerramento de seminário na 85ª Semana Verde Internacional, em Berlim, onde cumpre missão oficial nesta semana.

No evento, o Mapa (Ministério da , Pecuária e Abastecimento) apresentou documento contendo diretrizes adotadas no Brasil agregando aumento da eficiência com respeito à legislação ambiental do País – considerada uma das mais rigorosas do mundo.

A experiência brasileira será debatida na Semana Verde que reunirá, a partir de quinta-feira (16), cerca de 200 ministros e secretários de agricultura do mundo. “Vamos discutir uma série de questões da agricultura mundial, inclusive como é que nós vamos alimentar o mundo, esses bilhões de pessoas que nós temos no mundo, de maneira cada vez mais sustentável”, disse a ministra Tereza Cristina, antes do embarque.

Produção sustentável

Segundo o Mapa, na área de inovação sustentável o Brasil desenvolveu modelos de produção baseado em tecnologia que conciliam aumento da produtividade e mitigação das emissões de carbono. Dentre os resultados, o País menciona o Plano ABC (Plano de Agricultura de Baixo Carbono), cujos resultados seriam equivalentes à absorção de pelo menos 200 milhões de toneladas de gás carbônico desde 2012.