Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul têm em votação nesta quinta-feira (3) apenas um projeto de lei. A proposta quer implementar em todos os hospitais sejam eles públicos, privados ou de campanha, protocolo para informar familiares ou pessoas próximas sobre o quadro clínico de pacientes que estejam internados sob suspeita ou confirmação do novo coronavírus.

De autoria de Neno Razuk (PTB), o projeto propõe que, o paciente ao entrar na unidade de saúde, deverá receber um formulário no qual e deve disponibilizar um contato telefônico de ao menos um familiar ou pessoa próxima para que receba informações sobre seu estado de saúde. 

Os hospitais deverão enviar as informações diariamente por meio de aplicativo de mensagens, ligações convencionais ou qualquer outro meio que garanta ao responsável pelo paciente o acesso à informação.

A proposta passa pela primeira votação em plenário, sobre a constitucionalidade, depois tem mais outra votação prevista para então, seguir à sanção ou veto do governo.