‘Dança das cadeiras’ não deve afetar comissões na Câmara, diz Rocha
A ‘dança das cadeiras’ na Câmara Municipal de Campo Grande pouco deve interferir na composição das comissões permanentes – grupos técnicos formados para discutir e votar projetos de leis antes de ir à plenário. Pelo regimento, as indicações de vereadores são feitas de acordo com o número de parlamentares em cada bancada. “Quando há consenso, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ‘dança das cadeiras’ na Câmara Municipal de Campo Grande pouco deve interferir na composição das comissões permanentes – grupos técnicos formados para discutir e votar projetos de leis antes de ir à plenário.
Pelo regimento, as indicações de vereadores são feitas de acordo com o número de parlamentares em cada bancada. “Quando há consenso, muitas vezes o partido tem direito a dois nomes, mas abre mão de um”, citou como exemplo o presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha (PSDB).
Ou seja, mesmo que bancadas desapareçam, surjam, aumentem ou diminuam com a troca de partidos entre vereadores, as comissões devem ser mantidas com a atual formação. Podem até ser modificadas, mas sem que o número de parlamentares de uma legenda seja levado em conta, necessariamente.
“Existe muito o consenso. Por isso eu acredito que, como as comissões estão formadas e compostas por consenso, mesmo mudando composição partidária, não há necessidade de se fazer mudar as comissões”, explicou o dirigente.
A janela partidária é a ferramenta que os vereadores vão usar para trocar de agremiações políticas. Com isso, por exemplo, o PTB, que tem hoje só Otávio Trad, pode ‘desaparecer’ porque o parlamentar deve ir para o PSD, bancada esta que vai, pelas especulações dos próprios parlamentares, no mínimo dobrar de tamanho – hoje a sigla tem só dois membros no Legislativo municipal.
Até hoje, somente André Salineiro confirmou que deixa a bancada tucana para integrar o DEM, onde pode também assumir a presidência municipal. No entanto, a troca só é mesmo oficializada em março. Pelo menos seis vereadores estão com malas prontas para deixar suas atuais legendas, mas não bateram o martelo oficialmente.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.