Pular para o conteúdo
Política

Bancada de MS se divide sobre eleição para presidência da Câmara dos Deputados

Deputados que fazem parte da bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, em Brasília, ainda não tem um decisão quanto a eleição do novo presidente do parlamento. Rodrigo Maia (DEM/RJ) deixa a presidência no começo da ano que vem, quando a nova eleição acontece. A deputada Rose Modesto (PSDB) ainda aguarda os […]
Arquivo -

Deputados que fazem parte da bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, em , ainda não tem um decisão quanto a eleição do novo presidente do parlamento. (DEM/RJ) deixa a presidência no começo da ano que vem, quando a nova eleição acontece.

A deputada (PSDB) ainda aguarda os candidatos se apresentaram formalmente. “Está muito cedo ainda. Eleição só em fevereiro”, disse ela ao Jornal Midiamax. Alguns nomes já circulam nos bastidores, mas só o de Arthur Lira (PP/AL) foi confirmado para suceder Maia.

A candidatura de Lira não é oficialmente apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas ele é tido como o nome do Palácio do Planalto nessa eleição, segundo a imprensa local. Conforme o deputado Dagoberto Nogueira (PDT), o seu partido não deve apoiar nenhum nome ligado ao governo federal.

“[…] o PDT vai fazer a sua avaliação. Logicamente que dificilmente nós votar em alguém que seja ligado ao Bolsonaro. Nós queremos alguém que tenha autonomia”, revelou ele à reportagem.

De acordo com reportagem do jornal Gazeta do Povo, de Brasília, a candidatura de Lira freia a de um dos principais aliados de Maia, o líder da Maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP/PB). Do outro lado, a principal disputa pela sucessão de Maia está entre os deputados Baleia Rossi (MDB/SP), líder e presidente nacional do partido, e Elmar Nascimento (DEM/BA), ex-líder da legenda e indicado à CMO (Comissão Mista de Orçamento).

Os três são vistos como os nomes mais fortes na disputa. Mas outros ainda podem viabilizar sua candidatura, como o deputado Marcos Pereira (Republicanos/SP), primeiro-vice-presidente da Câmara e um dos principais integrantes da bancada evangélica, e o deputado Luciano Bivar (PSL/PE), presidente nacional do partido.

Se recuperando após contrair o , o deputado Fábio Trad (PSD) também aguardará os lançamentos das candidaturas. “Por enquanto, aguardo a definição do quadro para poder ouvir dos candidatos quais as propostas para o fortalecimento do legislativo”, comentou.

O Jornal Midiamax também contatou os demais deputados da bancada de MS na Câmara e aguarda o retorno dos mesmos.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados