Pular para o conteúdo
Esportes

São Paulo supera bloqueio do Grêmio, vira no MorumBis e volta a vencer no Brasileirão

Grêmio caiu para o 17º lugar, entrando na zona de rebaixamento
Agência Estado -
são paulo
São Paulo x Grêmio (Divulgação, SPFC)

O finalmente voltou a vencer no Brasileirão. Depois de insistir bastante, o tricolor paulista conseguiu superar o bloqueio do e derrotou os gaúchos de virada neste sábado, por 2 a 1, no MorumBis, em partida da nona rodada da competição nacional. André Silva, de pênalti, e Arboleda marcaram para os donos da casa, e Aravena fez o do time porto-alegrense.

Com o resultado, o São Paulo chega aos 12 pontos, pega o elevador e dorme na nona posição. A equipe do técnico Luis Zubeldía volta a campo na terça-feira, quando enfrenta o Náutico, no Recife, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, o time paulista venceu por 2 a 1.

Por sua vez, o Grêmio permanece com nove pontos e cai para o 17º lugar, entrando na zona de rebaixamento. Na terça, o time gaúcho recebe o CSA, em , e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às oitavas da Copa do Brasil.

Para além das baixas que já tinha para o jogo, o São Paulo teve de lidar com outros dois problemas. Ferreira teve uma lesão diagnosticada no pé esquerdo e foi ausência de última hora. Com a bola rolando, o volante Marcos Antônio sentiu a coxa e deu lugar a Pablo Maia com sete minutos de jogo. Pelo Grêmio, o auxiliar Sidnei Lobo ficou à beira do gramado após Mano Menezes ser liberado por causa da morte dos filhos do genro.

Apesar das adversidades, o tricolor paulista foi quem tomou as rédeas da partida e assustou com finalizações de André Silva. Os donos da casa ficaram mais com a posse de bola e tiveram maior volume no ataque. Ainda assim, os primeiros minutos foram de uma partida mais cadenciada e de poucas emoções.

Prostrado na defesa, o Grêmio demonstrou dificuldade para construir jogadas e, aos poucos, foi deixando o São Paulo confortável para exercer pressão. O tricolor paulista acelerou trocas de passes pelo centro, com sendo o motor da equipe, e passou a finalizar com maior frequência, mas pecando na hora de acertar a meta adversária.

Quando o gol parecia , o São Paulo tomou um banho de água fria. No momento em que quase todo o time estava na frente após cobrança de escanteio, Pablo Maia errou passe de maneira boba e Aravena recebeu livre para arrancar, bater rasteiro e fazer 1 a 0 para o Grêmio, aos 36 minutos do primeiro tempo. Mesmo sem jogar melhor, os gaúchos garantiram a vantagem e foram para o intervalo à frente do marcador.

Zubeldía resolveu ousar para o segundo tempo e tirou o volante Pablo Maia para colocar o atacante Lucca, joia das categorias de base de 17 anos. O São Paulo voltou pressionando, assim como terminou o primeiro tempo, e empatou a partida logo aos três minutos. Enzo Díaz cobrou falta na área e Arboleda cabeceou com força para deixar tudo igual.

O São Paulo se manteve soberano na partida, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio adversário. Já o Grêmio continuou se limitando a ficar na defesa para explorar contra-ataques. Os gaúchos também subiram o tom na disputa de bola e abusaram de faltas duras.

O torcedor são-paulino se empolgou de vez aos 32 minutos, quando Luciano foi derrubado na área e Rodrigo José Pereira de Lima marcou pênalti. O árbitro foi chamado pelo VAR para conferir no monitor uma possível falta no lance anterior, mas, após seis minutos de paralisação, manteve a decisão inicial. André Silva bateu no meio do gol e botou o tricolor paulista à frente do placar.

O Grêmio até esboçou um ‘abafa’ nos minutos finais, mas o São Paulo soube administrar o placar. No último lance do jogo, o zagueiro Wagner Leonardo perdeu grande chance na pequena área e a partida encerrou com a vitória são-paulina.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO flagra momento em que adolescente é assassinato por membros do PCC em Dourados

Campo Grande abre processo eleitoral para Conselho Municipal das Feiras Livres

Correios leiloam prédio em Água Clara por lance de R$ 241 mil

cpi do consórcio guaicurus

Reunião nesta segunda define os rumos da CPI do Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Executado no Jardim Aeroporto tinha mais de 20 passagens pela polícia em Campo Grande

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

VÍDEO: Carro de aplicativo pega fogo durante corrida no Centro de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Reabilitação para mulheres que passaram por mastectomia e Dia do Terceiro Setor voltam para discussão na Câmara

Projeto que pretende criar formar mais líderes políticos em Campo Grande também será votado

Brasil

Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda

Medida visa proteger a saúde da população brasileira

Brasil

Polícia prende suspeito de ser o maior ladrão de bancos do Rio de Janeiro

Caio Coreto é apontado como líder de quadrilha envolvida em roubos a bancos no estado

Famosos

Gracyanne nega depressão e diz que culto de Pablo Marçal a transformou: ‘proximidade com Deus’

"Quem senta pra aprender, levanta para estudar", disse a ex-BBB após curso de dois dias com Pablo Marçal