Após prorrogação das eleições, pré-candidato a vereador retorna ao cargo público

Com a prorrogação das Eleições Municipais 2020, um servidor de Sidrolândia que é pré-candidato a vereador retornou ao cargo público.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com a prorrogação das Eleições Municipais 2020, um servidor de Sidrolândia que é pré-candidato a vereador retornou ao cargo público no município. O retorno do servidor foi oficializado em portaria no Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (08).

Para concorrer às eleições, pré-candidatos que são servidores públicos devem solicitar a desincompatibilização dos cargos. Então, com a prorrogação, devido a pandemia do coronavírus, os prazos para deixar os cargos também foram estendidos. Este processo deve acontecer em no máximo três meses antes das votações, que atualmente estão definidas para 15 de novembro, o primeiro turno, e 29 de novembro, o segundo turno.

Assim, o prazo de desincompatibilização que seria encerrado em 4 de julho foram prorrogados. Então, a nova data-limite para os pré-candidatos que ocupam cargos públicos se desligarem das ocupações é em 15 de agosto.

De acordo com a publicação, foi revogada a ” licença para desempenho de atividade política, se desincompatibilizando do serviço público dentro do prazo anteriormente previsto”. O servidor Jairo Nóbrega é concursado e ocupante do cargo de assistente administrativo no município de Sidrolândia. A desincompatibilização aconteceu em 25 de junho.

Nas redes sociais, Jairo afirmou que é pré-candidato a vereador pelo PT (Partido dos Trabalhadores). O atual pré-candidato já disputou eleições de 2018, quando concorreu ao cargo de deputado federal. Na época, Jairão do PT, como é conhecido, obteve 668 votos.

Por fim, a portaria publicada no Assomasul define que o “servidor deverá retornar às suas atividades imediatamente”.

Eleições 2020

Devido ao cenário de pandemia do coronavírus, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), aprovada pela Câmara de Deputados Federais, prorrogou as Eleições Municipais de 2020 para novembro. O primeiro turno deve acontecer em 15 de novembro e o segundo turno em 29 do mesmo mês. As datas do calendário foram prorrogadas de acordo com os prazos eleitorais já definidos anteriormente.

 

 

Conteúdos relacionados