Pular para o conteúdo
Política

Vostok: depoimento de irmão de Reinaldo Azambuja na sede da PF dura 1h

Beto Azambuja chegou para depor na força-tarefa da Operação Vostok e foi embora em uma camionete, sem conversar com a imprensa
Arquivo -
Roberto Silva
Roberto Silva

Durou uma hora o depoimento do irmão do governador (PSDB), Roberto de Oliveira Silva, conhecido Beto Azambuja. Ele foi um dos intimados a responder as perguntas feitas pela PF (Polícia Federal) neste fim de tarde de terça-feira (3), em , no desdobramento da .

Acompanhado pelo advogado de Reinaldo, Gustavo Passarelli, Beto chegou por volta das 17h e teve que responder perguntas referentes ao suposto esquema de corrupção delatado pelos irmãos Wesley e Joesley Batista, donos da empresa JBS. Eles afirmaram que pagavam propina para receber incentivos fiscais em Mato Grosso do Sul.

Para esconder o dinheiro ilegal, os operadores do esquema teriam emitidos notas fiscais frias de compra e venda de gado em Aquidauana. Estariam envolvidos o frigorífico Buriti e vários nomes da cúpula governista, como o ex-secretário de Fazenda e atual conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Márcio Monteiro.

Conforme uma das testemunhas ouvidas pela PF e que conversou com a reportagem do Jornal Midiamax, o desdobramento da Operação Vostok quer saber a procedência de R$ 12 milhões que estava em conta bancária que teria sido usada para esses pagamentos.

Saída de Beto após depor na Vostok
Veículo em que chegou e foi embora o Beto (Leonardo de França, Midiamax)

Mais de 110 pessoas, entre investigados e testemunhas, serão ouvidos por delegados que vieram de Brasília (DF) para coletar as informações no Mato Grosso do Sul. Beto é pecuarista e consta no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) como doador da campanha de Reinaldo, tendo repassado em 2014 a quantia de R$ 700 mil.

Também são ouvidas testemunhas e investigados em , Paraná, Mato Grosso e Ceará. Além de Beto Azambuja e Márcio Monteiro, prestaram depoimentos várias pessoas, como a esposa do ex-prefeito de Porto Murtinho, . Já o próprio Nelson Cintra irá depor às 10h desta quarta-feira (4).

Os depoimentos de hoje acontecem após o STJ determinar nesta terça-feira uma ação coordenada de desdobramento da Operação Vostok, decorrente do IPL (Inquérito Policial) 1.190, após cumprimento dos mandados de busca, apreensão e quebra de sigilos telefônicos e fiscais realizados em 2018.

Em setembro do ano passado a deflagração da Operação Vostok pela Polícia Federal resultou na prisão do filho do governador, Rodrigo de Souza e Silva, de Márcio Monteiro, Nelson Cintra, o deputado estadual Zé Teixeira e outras quatro pessoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Últimas Notícias

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros