A secretaria da SED (Secretaria de Estado de Educação) Maria Cecilia Amendola da Motta ressaltou, durante posse do secretariado e do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a importância da implementação da escola integral no segundo grau.

Azambuja elogiou o trabalho Maria Cecilia em seu discurso: “bom exemplo de gestão”. “Um dos principais avanços da secretaria foi a implementação da escola integral no segundo grau. Outro ponto foi o diálogo aberto entre o governo e os servidores públicos”, disse a secretaria referindo-se aos professores como agente autônomo no aprendizado do aluno em sala de aula.

Ela também lembrou que Mato Grosso do Sul teve uma boa média no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2017, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as escolas públicas das séries iniciais tiveram uma média de 5,5 no Estado, acima da média prevista que era 5,0. Em relação ao ensino fundamental, a média foi de 4,6, nota esta que era esperada pelo instituto.

“O principal obstáculo é a formação do professor, as faculdades ensinam de uma forma didática muito antiga que não se adequa a realidade do jovem brasileiro, que é a questão da tecnologia na sala de aula. O professor vai ser o grande o protagonista nessa política de avanço de mudança de didática na realidade de hoje”, disse.

 

Confira a lista dos empossados:

 

 

Secretaria de educação fala sobre importância de escola integral durante posse

 

Antônio Carlos Videira – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp);

 

Carlos Alberto de Assis – Chefe de Gabinete do governador;

 

Carlos Eduardo Girão – Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS);

 

Fabíola Marquetti Sanches Rahim – Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS);

 

Felipe Mattos de Lima Ribeiro – Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz);

 

Geraldo Resende Pereira – Secretaria de Estado de Saúde (SES);

 

Jaime Elias Verruck – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro);

 

Maria Cecilia Amendola da Motta – Secretaria de Estado de Educação (SED);

 

Murilo Zauith – Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra);

 

Roberto Hashioka – Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD);

 

Sérgio de Paula – Secretário Especial de Articulação Política.