Pular para o conteúdo
Política

PSDB vai penalizar deputados estaduais que não ‘caminharem com o Governo’

Depois do voto contrário de três deputados estaduais tucanos ao projeto governista que reduziu em 30% o salário de professores não concursados do Estado, o PSDB decidiu que vai deliberar como os parlamentares deverão votar nos próximos ‘projetos polêmicos’ enviados pelo Governo e vai punir quem não ‘caminhar junto’. “Como presidente do partido, não estou […]
Arquivo -
Deputados Onevan de Matos e Rinaldo Modesto. (Foto: Luciana Nassar/ ALMS)
Deputados Onevan de Matos e Rinaldo Modesto. (Foto: Luciana Nassar/ ALMS)

Depois do voto contrário de três deputados estaduais tucanos ao projeto governista que reduziu em 30% o salário de professores não concursados do Estado, o decidiu que vai deliberar como os parlamentares deverão votar nos próximos ‘projetos polêmicos’ enviados pelo Governo e vai punir quem não ‘caminhar junto’.

“Como presidente do partido, não estou falando como secretário do Governo. Nós nos reunimos e tivemos a decisão que todo projeto polêmico que for sair do Governo para o Legislativo, vamos fazer reunião da executiva do partido e vamos deliberar. Vamos caminhar com o Governo, então vamos com o Governo”, frisa Sérgio de Paula.

Além de presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, de Paula também é secretário especial do Estado e um dos principais articuladores políticos de (PSDB). “Quem não caminhar [conforme deliberado pelo partido], ai vai existir uma penalidade dentro da executiva”, completa de Paula ao Jornal Midiamax.

O líder tucano destaca que as punições já eram existentes anteriormente, porém, elas dependiam de denúncia ao , presidido pelo pecuarista Jonatan Barbosa, também à frente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

“Temos nosso Conselho de Ética do PSDB. Se ele receber denúncia, se reúne e resolve. Como não teve nenhuma denúncia, não teve como o Conselho de Ética se mover”, revela o presidente da sigla, se referindo a votação do salários dos professores.

Governo ficou ‘chateado’ com deputados ‘rebeldes’

PSDB vai penalizar deputados estaduais que não 'caminharem com o Governo'
Sérgio de Paula (Arquivo Midiamax)

Os peessedebistas ‘rebeldes’ e que votaram contrários ao Governo do Estado no projeto de redução salarial dos professores contratados foram Rinaldo Modesto, nos dois turnos, e Ovenan de Matos e Marçal Filho, apenas no segundo turno. A posição dos três dos três causou mal estar na gestão estadual, que assumiu ter ficado “chateada”.

“Respeito muito a decisão dos três, mas como Governo lógico que ficamos chateados e gostaríamos que nosso deputado caminhasse na votação com o Governo. Tivemos uma discussão sobre isso dentro do Governo, mas já é uma situação conversa, solucionada e combinada. Isso é passado e tenho certeza que não acontecerá mais”, diz de Paula.

O secretário especial ainda aponta acreditar que as posições foram tomadas por questões eleitorais, já que pelo menos dois deles seriam pré-candidatos nos municípios que são suas bases eleitorais – Onevan é de e Marçal de .

“Se você observar na primeira votação foram 18 votos, como era votação simples, metade mais um, no segundo dia já tínhamos 14 votos. Já tinha passado. Respeito todos os deputados e alguns são pré-candidatos em algum lugar e se comportaram daquela maneira”, explica o presidente tucano sua visão sobre a votação.

Marçal já foi anunciado como pré-candidato a prefeito de Dourados pelo próprio PSDB. Já no caso de Rinaldo, além de usar o fato de ter sido professor eleitoralmente, ele é irmão de Rose Modesto, que ainda suscita hipóteses de se candidatar em 2020 à prefeitura de Campo Grande, inclusive com possível mudança de partido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Mãe e filha mortas em acidente na MS-145 serão veladas em Campo Grande

Com alimentos até três vezes mais caros, licitação para merenda escolar é suspensa em Caracol

Construção de 249 casas para área rural de MS terá custo de R$ 32,8 milhões

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Encerra hoje o prazo para inscrições de interessados em bolsa de 100% em Medicina

Últimas Notícias

Polícia

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

O crime ocorreu na manhã da última quinta-feira (10)

Política

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado na próxima terça-feira

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores) e convocou a reunião

Brasil

Avião da Azul que saiu de SP precisa fazer pouso de emergência no Rio

Máscaras de oxigênio foram acionadas pro prevenção

Brasil

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Falha no controle da matéria-prima está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento