Pular para o conteúdo
Política

CCJ aprova projeto para proibir população na tribuna da Assembleia Legislativa de MS

Em votação apertada, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a continuidade de tramitação do projeto de resolução que proíbe o uso da tribuna da Casa por representantes de entidades, sindicatos, organizações, movimentos sociais, em resumo, qualquer pessoa que não seja um deputado estadual. Foram 3 […]
Arquivo -
Uso da tribuna por representantes da sociedade pode estar com os dias contados. (Luciana Nassar
Uso da tribuna por representantes da sociedade pode estar com os dias contados. (Luciana Nassar

Em votação apertada, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a continuidade de tramitação do projeto de resolução que proíbe o uso da tribuna da Casa por representantes de entidades, sindicatos, organizações, movimentos sociais, em resumo, qualquer pessoa que não seja um .

Foram 3 votos a favor e dois contrários à tramitação da proposta. Os deputados Barbosinha (DEM), Lidio Lopes (Patri) e Gerson Claro (PP) defenderam a proposta; enquanto João Henrique Catan (PL) e Marçal Filho (PSDB) tentaram barrar a medida.

Para Catan, a proibição vai restringir a representatividade dos sul-mato-grossenses na Assembleia Legislativa, ficando restrita apenas a atuação dos deputados. “A população quer ter voz”, argumentou o deputado liberal.

Marçal filho também saiu em defesa da participação da população durante as sessões, dizendo que vai apresentar emendas para “melhorar” o projeto. Diante disso, Barbosinha questionou o objetivo do colega, já que o tucano contra a proposição. Ao que Marçal respondeu ser uma “provocação no pior sentido da palavra” do democrata e não adiantou que mudanças pretende propor.

Agora, com o aval da CCJ, o projeto pode entrar na pauta de votação e passar pela análise dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul.

Proibição

De acordo com o Projeto de Resolução 14/2019, “é vedado o uso da tribuna por terceiro, que não seja parlamentar desta augusta Casa de Leis”, neste caso, a Assembleia Legislativa.

Apenas um deputado poderá usar a palavra em nome de entidades, sindicatos, organizações, representantes de classes, movimentos sociais e populares, pelo período improrrogável de até 15 minutos.

Não será permitido o uso da tribuna quando a matéria não disser respeito, direta ou indiretamente, ao Estado ou versar sobre questões exclusivamente pessoais.

A mudança no Regimento Interno da Casa foi proposta pelo deputado Lidio Lopes

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)