Pular para o conteúdo
Política

Pena que colocava em risco mandato de deputado é considerada prescrita pelo TRF3

Em sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (18), o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) julgou prescrita a pena a qual foi condenado o deputado estadual Lucas de Lima (SD) e que colocava em risco seu mandato, já que, se confirmada após o trânsito em julgado, cassaria seus direitos políticos. “Entrei com embargos […]
Arquivo -
Projeto de lei é de autoria do deputado Lucas de Lima
Projeto de lei é de autoria do deputado Lucas de Lima - João Ramão, Arquivo

Em sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (18), o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) julgou prescrita a pena a qual foi condenado o deputado estadual Lucas de Lima (SD) e que colocava em risco seu mandato, já que, se confirmada após o trânsito em julgado, cassaria seus direitos políticos.

“Entrei com embargos infringentes e levei essa discussão para sessão especial, que foi julgado hoje e o mandato do Lucas de Lima está salvo. Por 4 a 2 decidiram pela prescrição da pena imposta a ela”, explica o advogado que atuou na defesa de Lucas, o criminalista José Roberto Rodrigues da Rosa.

A celeuma começou antes de Lucas, conhecido radialista do programa Amor Sem Fim, entrar para a política. Ele era fiel depositário de bens de uma pizzaria e utilizou esses bens para pagar dívidas, de maneira indevida. Ele não negou a infração, mas afirmou judicialmente que não fez tal ato de maneira intencional.

Lucas foi julgado e condenado a um ano e quatro meses por apropriação indébita e, quando vereador em , teve seu mandato colocado em xeque pelo suplente, Eduardo Cury (SD), que queria assumir o cargo em seu lugar.

Porém, após longo imbróglio judicial, ele conseguiu permanecer no cargo e ainda se eleger deputado estadual. Cury, assim, assumiu o mandato de vereador e Lucas foi para a Assembleia, onde não teve o mandato reivindicado por nenhum suplente.

Mesmo assim, a questão prosseguiu na Justiça, indo parar até no STF (Supremo Tribunal Federal). Agora, ela foi considerada em sessão especial do TRF3 prescrita, devido ao longo tempo em que aconteceu o fato causador e a publicação da sentença.

A decisão de hoje ainda cabe recurso ao MPF (Ministério Público Federal), que o órgão que atua na acusação. Contudo, se houver contestação, ela será no STJ (Supremo Tribunal Federal) e não acontecerá mais em caráter especial.

Lucas de Lima foi o 30º candidato deputado estadual mais votado nas eleições de 2018 em Mato Grosso do Sul, porém, foi o 23ª na lista de eleitos graças ao quociente partidário, cálculo que definia, conforme os votos de cada chapa, o número de vagas que cada uma teria direito. Ao todo, ele recebeu 12.391 votos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Caio deve ser interrogado na próxima audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos

Cotidiano

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Profissionais da saúde se somam aos técnicos de educação, que organizam paralisação na próxima quinta-feira (15). Serviços podem ser interrompidos temporariamente

Brasil

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Previsões é que a região sul tenha mais temporais causados pela frente fria