Na China, Tereza Cristina faz acordo para ampliar investimento em açúcar e etanol
No segundo dia de agenda na China, a ministra Tereza Cristina (DEM) conseguiu acordo para a criação de grupo de trabalho para debater política sobre comércio de açúcar e etanol entre os dois países. A viagem é a segunda neste ano feita ao país asiático. Em maio, a ida ao maior parceiro comercial do Brasil […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No segundo dia de agenda na China, a ministra Tereza Cristina (DEM) conseguiu acordo para a criação de grupo de trabalho para debater política sobre comércio de açúcar e etanol entre os dois países. A viagem é a segunda neste ano feita ao país asiático. Em maio, a ida ao maior parceiro comercial do Brasil rendeu a habilitação de novas 25 plantas frigoríficas brasileiras.
Nesta terça-feira (22), a ministra participou de mais uma reunião em Pequim, desta vez com o presidente da Cofco, Jun Lyu. No encontro com o executivo representante do maior grupo processador de alimentos chinês, Tereza Cristina foi informada de que eles pretendem ampliar investimento em quatro plantas de açúcar no Brasil.
No encontro, o executivo Jun Lyu informou também que estará no Brasil em novembro, junto com a comitiva do presidente chinês, Xi Jinping, para a Cúpula do Brics, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Ampliando a pauta de exportações
No país asiático, a ministra enfatizou que além de açúcar e álcool, o Brasil tem condições de fornecer cada vez mais produtos agropecuários de qualidade para o mercado chinês, entre eles milho, sorgo, gergelim e amendoim. De acordo com ela, a intenção é diversificar as vendas para o mercado chinês.
Na segunda visita deste ano à China, Tereza Cristina negocia a ampliação da pauta exportadora. Na prática, a intenção é incluir caroço de algodão, proteína concentrada de soja, material genético avícola, melão, uva e miúdos suínos.
Na área de infraestrutura, ela propôs que os chineses invistam na logística brasileira por meio ferrovias e portos, que atualmente configuram o principal gargalo para o escoamento da produção agropecuária nacional.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.