Pular para o conteúdo
Política

Deputado petista quer suspender decreto da ‘Cota Zero’ para pesca amadora em MS

O deputado estadual Cabo Almi (PT) apresentou na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (26) um pedido de suspensão por 120 dias do decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)  referente ao ‘Cota Zero’, limitando a cinco quilos de pescado a pescadores amadores. Apesar de ter sido uma promessa apenas para […]
Arquivo -

O deputado estadual Cabo Almi (PT) apresentou na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (26) um pedido de suspensão por 120 dias do decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)  referente ao ‘‘, limitando a cinco quilos de pescado a pescadores amadores.

Apesar de ter sido uma promessa apenas para 2020, o decreto publicado limita a pesca a cinco quilos, mas não zera a quantidade a ser levada. No ano que vem, nenhum quilo a mais poderá ser retirado, a fim de preservar as espécies de peixes nos rios sul-mato-grossenses.

Segundo o deputado Cabo Almi, o projeto chegou muito apressado, foi pouco debatido e muitos seguimentos afetados, como o setor hoteleiro, os de estoque de venda de isca e ribeirinhos podem ser prejudicados.

“O pedido é para que seja suspenso para que seja amplamente discutido. Havia um pedido de audiência pública meu e do Neno [Neno Razuk (PTB)] para março e não achamos data ainda. Ainda assim, o decreto foi publicado”, reclamou.

O pedido de suspensão é apresentado à Mesa Diretora e encaminhado para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que por meio de análise do relator e votação dos membros, verifica se o projeto vai a plenário para análise.

Líder do governo, Barbosinha (DEM) afirmou que decretos legislativos suspendem atos ilegais do governo e, à primeira vista, não há ilegalidade no decreto do governo. “O governador tem competência para editar normas de preservação e proteção ambiental. Mas o pedido será encaminhado à Mesa e a CCJR vai analisar”.

‘Cota Zero’

Foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) da última quinta-feira (21), o decreto adiando para 2020 a cota zero para a pesca amadora, nos rios de Mato Grosso do Sul. O decreto mantém cota de 5 quilos de pescado para serem levados pelos pescadores não-profissionais e aumenta as medidas mínimas para captura de exemplares.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, está um pedido de tempo de transição para que os turistas possam se adaptar às mudanças. Atendendo a solicitação dos pescadores, o Estado determinou a implantação da cota zero de maneira gradual.

No dia seguinte, o secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), esclareceu os questionamentos do setor pesqueiro sobre o decreto.

Verruck informou que a Semagro se reuniu várias vezes com o setor e ajustou o decreto. “Fizemos uma discussão durante meses com todos aqueles grupos que estavam na OAB. Nós avaliamos o decreto que foi publicado, vamos ter cota zero a partir de 2020 naquelas medidas e, para nós, isso já está pacificado. Agora temos um ano para acompanhar todo esse processo, aumentar as fiscalizações, que é uma das reivindicações de todos os setores. Não vamos abrir negociação para isso, pois, já negociamos de maneira isenta”, afirmou.

(Com Ludyney Moura)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

8ª Festa do Queijo terá diversas opções gastronômicas e atrações culturais em Rochedinho

‘Deu rosto, política e afeto à luta das mulheres’, afirma Camila Jara após exoneração de Cida Gonçalves em ministério

Suspeito nega ter assassinado ‘Gordinho’ e coagido ex-mulher e o filho para limparem sangue

Corpo de homem é encontrado em estado avançado de decomposição em barraco na Vila Nhanhá

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões de luxo avaliadas em R$ 1,6 milhão

Predador: Preso por crimes sexuais contra 163 meninas fez vítimas em Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Onça que teria matado caseiro está ativa e se alimentando bem, diz Governo

cancer camila jara

VÍDEO: Deputada Camila Jara conta que recebeu diagnóstico de câncer na tireoide

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo reafirma força como visitante, bate Alianza Lima e fica perto de vaga na Libertadores

Na liderança, com dez pontos, os são-paulinos têm agora dois compromissos no MorumBis

Trânsito

Após sofrer aborto e perder mãe em acidente, jovem morre na Santa Casa

Colisão entre os dois veículos aconteceu na manhã desta terça

Polícia

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta número de deputados

Outros 199 parlamentares votaram contra a tramitação acelerada do texto

Brasil

Tereza Cristina: Vemos clima diferente; distensionamento para acordo entre UE e Mercosul

Tereza Cristina ponderou que o cenário global exige cautela