Pular para o conteúdo
Política

Deputado petista quer suspender decreto da ‘Cota Zero’ para pesca amadora em MS

O deputado estadual Cabo Almi (PT) apresentou na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (26) um pedido de suspensão por 120 dias do decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)  referente ao ‘Cota Zero’, limitando a cinco quilos de pescado a pescadores amadores. Apesar de ter sido uma promessa apenas para […]
Arquivo -

O deputado estadual Cabo Almi (PT) apresentou na sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (26) um pedido de suspensão por 120 dias do decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)  referente ao ‘‘, limitando a cinco quilos de pescado a pescadores amadores.

Apesar de ter sido uma promessa apenas para 2020, o decreto publicado limita a pesca a cinco quilos, mas não zera a quantidade a ser levada. No ano que vem, nenhum quilo a mais poderá ser retirado, a fim de preservar as espécies de peixes nos rios sul-mato-grossenses.

Segundo o deputado Cabo Almi, o projeto chegou muito apressado, foi pouco debatido e muitos seguimentos afetados, como o setor hoteleiro, os de estoque de venda de isca e ribeirinhos podem ser prejudicados.

“O pedido é para que seja suspenso para que seja amplamente discutido. Havia um pedido de audiência pública meu e do Neno [Neno Razuk (PTB)] para março e não achamos data ainda. Ainda assim, o decreto foi publicado”, reclamou.

O pedido de suspensão é apresentado à Mesa Diretora e encaminhado para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que por meio de análise do relator e votação dos membros, verifica se o projeto vai a plenário para análise.

Líder do governo, Barbosinha (DEM) afirmou que decretos legislativos suspendem atos ilegais do governo e, à primeira vista, não há ilegalidade no decreto do governo. “O governador tem competência para editar normas de preservação e proteção ambiental. Mas o pedido será encaminhado à Mesa e a CCJR vai analisar”.

‘Cota Zero’

Foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) da última quinta-feira (21), o decreto adiando para 2020 a cota zero para a pesca amadora, nos rios de Mato Grosso do Sul. O decreto mantém cota de 5 quilos de pescado para serem levados pelos pescadores não-profissionais e aumenta as medidas mínimas para captura de exemplares.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, está um pedido de tempo de transição para que os turistas possam se adaptar às mudanças. Atendendo a solicitação dos pescadores, o Estado determinou a implantação da cota zero de maneira gradual.

No dia seguinte, o secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), esclareceu os questionamentos do setor pesqueiro sobre o decreto.

Verruck informou que a Semagro se reuniu várias vezes com o setor e ajustou o decreto. “Fizemos uma discussão durante meses com todos aqueles grupos que estavam na OAB. Nós avaliamos o decreto que foi publicado, vamos ter cota zero a partir de 2020 naquelas medidas e, para nós, isso já está pacificado. Agora temos um ano para acompanhar todo esse processo, aumentar as fiscalizações, que é uma das reivindicações de todos os setores. Não vamos abrir negociação para isso, pois, já negociamos de maneira isenta”, afirmou.

(Com Ludyney Moura)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta-aviões no Paranoá

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Terra Indígena Apyka'i teve estudos iniciados em 2016, dias antes de indígenas serem retirados de fazenda (Rafael de Abreu, Instituto Socioambiental, Arquivo)

Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar terra indígena em Dourados

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Últimas Notícias

Trânsito

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Uma vítima foi socorrida com ferimentos leves devido ao incêndio no caminhão na tarde desta sexta-feira (18)

Cotidiano

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionista do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Pagamentos serão feitos de maneira integral a partir de 24 de julho. Quem aderiu primeiro vai receber primeiro

Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Deputado licenciado afirmou que o que esta acontecendo é um "novo modelo de censura brasileiro"

Mundo

Canadá: homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião

O canadense era piloto, mas largou a profissão por estar 'entediado'