Pular para o conteúdo
Política

MEC aguardará Justiça para decidir se UFGD terá nova eleição para reitor, diz deputada 

Presente em reunião com o Ministro da Educação Abraham Weintrab, em Brasília (DF) nesta quarta-feira (6), a deputada federal Rose Modesto (PSDB) informou que o MEC (Ministério da Educação) irá aguardar desfecho judicial para decidir sobre a reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). “Era bom que se decidisse isso na esfera administrativa, não […]
Arquivo -
(Reprodução Facebook)
(Reprodução Facebook)

Presente em reunião com o Ministro da Educação Abraham Weintrab, em (DF) nesta quarta-feira (6), a deputada federal (PSDB) informou que o MEC (Ministério da Educação) irá aguardar desfecho judicial para decidir sobre a reitoria da (Universidade Federal da Grande ).

“Era bom que se decidisse isso na esfera administrativa, não que se esperasse a esfera jurídica. Mas a posição do ministro é que infelizmente ele vai aguardar essa decisão jurídica pra depois decidir se terá nova eleição ou se vai nomear um dos três que foram eleitos no processo [de lista tríplice]”, afirmou a parlamentar, que disse ter participado da reunião com o intuito de tratar da nomeação definitiva da reitoria. 

O comando da universidade tem sido motivo de impasse. Desde junho deste ano, a pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damásio atua como reitora temporária da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), após ser designada pelo MEC

“Teve eleição, tem a lista tríplice, mas eles não nomeiam porque acabou virando uma questão judicial. E nós fomos lá pra tentar resolver a situação, porque tem uma intervenção dentro da universidade o que não é muito bacana, não é uma coisa boa”, afirmou Rose Modesto, sobre a situação.

Impasse

Em março deste ano, a universidade elegeu os professores Etienne Biasotto para o cargo e reitor e Claudia Lima, vice. Dois meses depois, a Justiça aceitou pedido do MPF (Ministério Público Federal) para a suspensão da lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor da universidade, enviada ao MEC. O Ministério Público apontou que a conduta dos professores foi antiética na eleição, ao incluir nomes que não expressavam a vontade e a escolha da comunidade acadêmica.

Depois disso, o juiz federal Moises Costa Rodrigues da Silva, da 1ª Vara Federal de Dourados, reformou decisão e liberou a escolha do novo diretor da UFGD por meio de lista tríplice. Na sentença, afirmou que decidiu fazer ‘juízo de retratação’ por uma série de fatores, dentre eles de que a universidade elaborava a lista tríplice por meio de escolha da comunidade escolar há tempos. “Agiu desta maneira sempre, uma prática que nunca fora questionada, muito menos invalidada”, disse.

A reportagem do Jornal Midiamax tentou contato com a reitoria da UFGD para comentar o andamento do caso e o posicionamento da reitoria interina, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bispo Bruno Leonardo leva alimentos e esperança a comunidade carente de Salvador

Por falta de provas, acusado de matar professor é absolvido e tem liberdade concedida em MS

Mantendo tradição com ‘pintado vermelho’, Expoagro mostra o melhor do nelore de Dourados

festival america do sul

Festival América do Sul: Em MS, Alcione, Xamã e Pixote sobem ao palco este final de semana

Notícias mais lidas agora

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

conselheiro gabarito

Campo Grande aprova protocolo para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência

Últimas Notícias

Transparência

Governo quer controlar análise e concessão de benefício para templos religiosos em MS

Segundo o Executivo, a alteração deve agilizar a concessão e renovação dos benefícios, aproveitando a estrutura e os mecanismos de fiscalização da SEFAZ.

Cotidiano

Campo Grande passa de 1,3 mil pessoas infectadas com doenças respiratórias em 2025

Entre os infectados, 779 são crianças e 265 idosos acima de 60 anos

Famosos

Lembra dela? Estrela do BBB 9, Vovó Naná faz raríssima aparição; veja

Vovó Naná surpreendeu os fãs ao fazer uma aparição após três anos longe das redes sociais; Naiá Barros foi participante do BBB 9

Política

Vereador denuncia perfil no Instagram por difamação após vídeo com acusações em Bela Vista

Vídeo associa vereador a esquema para beneficiar os próprios familiares