O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) foi eleito como o segundo melhor prefeito do país, após um levantamento realizado pelo Portal G1 onde faz comparação entre o prometido e o realizado dos prefeitos das 26 capitais do Brasil. O campo-grandense só fica atrás do prefeito de Porto Alegre.

Para alcançar tal feito, Marquinhos realizou 21 das 43 metas propostas em seu plano de governo e ainda, de acordo com o levantamento, outras 10 estão em andamento, fazendo com que nos seus dois primeiros anos de mandato tenha realizado 72% das ações.

O estudo aponta que as 10 metas em andamento, foram realizadas de forma parcial. Considerando as metas cumpridas e as parcialmente cumpridas, o prefeito de Campo Grande atinge um índice de 72,09% de execução do plano de governo. As outras 12 restantes ainda estão fase de implantação ou foram substituídas por questão de economia.

“Campo Grande foi maior que a crise nacional. Não sucumbiu. Mostrou vitalidade, pujança, graças ao esforço da gestão, em parceria com a Câmara Municipal, e a capacidade do trabalho do nosso povo. Em 2019, vamos intensificar o processo de recuperação financeira da cidade para aumentar a capacidade de investimento, com foco na saúde, mobilidade urbana, educação, segurança, lazer e habitação”, destacou o prefeito Marquinhos Trad.

O G1 também apontou que alguns outros compromissos foram feitos durante uma entrevista. No caso da economia, o prefeito criou a Diretoria de Assuntos Fundiários. O portal citou também a criação da Secretaria para Pessoas com Deficiência, além da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência, dentro da Subsecretaria de Direitos Humanos.

Entretanto, algumas metas foram citadas como não cumpridas, como por exemplo, o Programa Campo Grande Solar, cujo projeto tenha a capacidade de captar energia solar para recarregar aparelhos eletrônicos, como celulares, e servirá como um replicador de internet wi-fi no local.

O antigo Terminal rodoviário e a realização dos concursos para saúde e educação também entram nas pautas de metas não cumpridas. Mas, de acordo com a Prefeitura, as questões burocráticas estão em fase de levantamento e andamento.

O levantamento do portal leva em conta as metas do plano de governo, mas também declarações dadas durante entrevistas, ainda na campanha pela prefeitura.