O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participa nesta segunda-feira, a partir das 8 horas, em Campo Grande, do evento “Atualização em Manejo Clínico da dengue e febre do Chikungunya e no controle vetorial do Aedes Aegypti”, que será realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul.

O encontro contará também com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, além de palestras com especialistas e pesquisadores de Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O pesquisador da Fiocruz e líder do WMP (World Mosquito Program) no Brasil, Luciano Moreira, realizará a palestra sobre a utilização do mosquito infectado com Wolbachia em atividade piloto em municípios acima de 500 mil habitantes. Também será realizada a palestra sobre manejo de dengue em adultos, pelo doutor da Rivaldo Venâncio (Fiocruz/UFMS). Em seguida o tema será manejo de dengue em crianças pela médica infectologista Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro.

A médica infectologista Melissa Falcão fará palestra sobre experiência do município de Feira de Santana no manejo de arboviroses. Em seguida André Siqueira fará apresentação da REPLICK, Rede de Pesquisa Clínica Aplicada em Chikungunya Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

A programação também terá as palestras “Monitoramento de vetores com ovitrampas e o controle vetorial de arboviroses” e “Estratégias inovadoras para combate ao vetor em municípios”. Também será realizada o lançamento  da Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika.

O evento ocorrerá na Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser”, na Avenida Filinto Muller, 1.480 em Campo Grande.