Em Fórum, Tereza Cristina defende avanço do Brasil no comércio mundial

A ministra Tereza Cristina (DEM) defendeu, nesta quinta-feira (10), o avanço da exportação brasileira para além dos 7% de participação no comércio mundial, durante participação no Fórum de Investimentos Brasil 2019, realizado em São Paulo. “Somos um dos poucos países do mundo com capacidade de expandir significativamente a oferta de alimentos de forma sustentável. Para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ministra participou do Fórum de Investimentos Brasil 2019 (Guilherme Martimon
Ministra participou do Fórum de Investimentos Brasil 2019 (Guilherme Martimon

A ministra Tereza Cristina (DEM) defendeu, nesta quinta-feira (10), o avanço da exportação brasileira para além dos 7% de participação no comércio mundial, durante participação no Fórum de Investimentos Brasil 2019, realizado em São Paulo.

“Somos um dos poucos países do mundo com capacidade de expandir significativamente a oferta de alimentos de forma sustentável. Para seguir incrementando a produção nacional e minimizando os impactos ao meio ambiente, o governo brasileiro e o setor privado precisam continuar trabalhando juntos”, afirmou, durante apresentação do painel Brasil: Potência Agrícola Sustentável.

Ao tratar dos empréstimos brasileiros e estrangeiros, a ministra ressaltou vantagens do agro brasileiro com mercado interno formado por 210 milhões de consumidores, além da participação no Mercosul que dá acesso a mais 55 milhões de pessoas nos países vizinhos.

Com acordos recém-fechados com a União Europeia e grupo formado pela Suiça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, há previsão de acesso a mercado consumidor de mais 510 milhões de habitantes.

Tereza Cristina destacou as oportunidades ao londo de toda a cadeia produtiva agropecuária, como em insumos, maquinário, produção, processamento, estocagem, distribuição e transporte.

Sustentabilidade

No encontro, a ministra enfatizou que o crescimento da agropecuária e a proteção do meio ambiente não são premissas conflitantes. “Pelo contrário. A agricultura é um dos setores mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas: temperaturas médias mais altas, mudanças nas chuvas, aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos, assim como a possibilidade de aumento de danos causados por pragas e doenças poderão afetar fortemente o trabalho no campo”, defendeu.

“O produtor rural brasileiro, tenho absoluta certeza, é um aliado da preservação ambiental. A promoção da agricultura empreendedora, da agricultura inovadora, da agricultura inclusiva, é também a promoção do meio ambiente”, completou a ministra no evento, que reuniu mais de 2 mil participantes de 45 países e é voltado à atração de investimentos na América Latina.

Confira vídeo com a fala da ministra no Fórum:

 

Conteúdos relacionados

Projetos passam por segunda votação e discussão na Câmara dos Vereadores.
Da esquerda para a direita, Professor Rafael (PP), Maria Clarice Ewerling (MDB), Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e André Bueno Guimarães (PP) (Imagens, Arquivo)