Em 10 anos, MS foi estado que mais pavimentou rodovias estaduais, diz estudo

A 4ª edição do estudo DGE (Desafios da Gestão Estadual), realizado pela consultora Macropan, mostra que Mato Grosso do Sul foi o estado brasileiro que mais pavimentou rodovias estaduais em dez anos. O levantamento foi feito de 2007 a 2017. De acordo com dados da pesquisa, a malha estadual pavimentada saiu de 11,76% para 23,2%, […]

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Em 10 anos, MS foi estado que mais pavimentou rodovias estaduais, diz estudo
Rodovia MS-178, que foi pavimentada pelo Governo do Estado (Foto: Edemir Rodrigues/Segov)

A 4ª edição do estudo DGE (Desafios da Gestão Estadual), realizado pela consultora Macropan, mostra que Mato Grosso do Sul foi o estado brasileiro que mais pavimentou rodovias estaduais em dez anos. O levantamento foi feito de 2007 a 2017.

De acordo com dados da pesquisa, a malha estadual pavimentada saiu de 11,76% para 23,2%, com projeção de alcançar o índice de 35% até 2022. O período do levantamento leva em consideração a administração do ex-governador André Puccinelli (MDB) e do atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Vamos ampliar a estrutura de pavimento em rodovias que atendem ao escoamento da produção, bem como ao turismo”, afirma o governador por meio de sua assessoria de imprensa. O chefe do Executivo estadual ainda lembrou que nos primeiros quatro anos de sua gestão foram retomados 19 projetos de pavimentação asfáltica de rodovias dentro do Programa Obras Inacabadas Zero.

Além da pavimentação, o Governo do Estado também restaurou 526 km de rodovias estaduais nos últimos quatro anos. As obras foram feitas com recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado). Dentre as beneficiadas estão 74 Km da MS-156 (Amambai-Caarapó), 66 Km da MS-395 (Bataguassu-Brasilândia) e 65 Km da MS-470/MS-274/MS-379/MS-156 e MS-470 (Cruzaltina-Macaúba-Panambi-Itaporã-Douradina).

Para o novo cronograma, o governo definiu como prioridade a conclusão da restauração de 39,7 Km da MS-289, entre Amambai e Coronel Sapucaia. Outro ponto importante, tratado como meta, é a manutenção das estradas que atendem ao escoamento da produção de matéria prima, especial a agrícola.

Entre as novas vias a serem feitas pelo governo, conforme informou a assessoria, está a rota rodoviária no Pantanal, integrando as regiões de Corumbá, Aquidauana, Miranda, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim pelas rodovias MS-228, MS-423 e MS-214. (Com assessoria)

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