Deputado propõe ‘recurso’ em projetos rejeitados na CCJ para votação em plenário
O deputado estadual João Henrique Catan (PL) propôs, por meio de um projeto de resolução, a adoção de ‘recurso’ aos projetos de leis que forem rejeitados na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Hoje, os cinco membros da comissão, considerada mais importante no Legislativo, analisam todos os projetos de leis e, caso considerem inconstitucional, a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual João Henrique Catan (PL) propôs, por meio de um projeto de resolução, a adoção de ‘recurso’ aos projetos de leis que forem rejeitados na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Hoje, os cinco membros da comissão, considerada mais importante no Legislativo, analisam todos os projetos de leis e, caso considerem inconstitucional, a medida é arquivada, sem ir ao plenário para votação dos 24 parlamentares.
A proposta apresentada nesta quarta-feira (dia 26) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul prevê que o texto não seja arquivado na CCJ, mesmo que haja voto dos cinco deputados pela rejeição. “Eu desconheço no Direito decisão na qual não caiba recurso, sempre me incomodou encontrar esta situação [na Assembleia Legislativa]”.
O texto prevê que, nos casos em que a Comissão de Constituição e Justiça ‘eventualmente invadir’ o mérito ou quando os integrantes vetarem uma medida, o projeto poderá ser apreciado pelos deputados no plenário. Para tanto, o recurso precisa ser assinado por oito parlamentares.
Membro da CCJ, o deputado afirma que a proposição não desmerece o trabalho feito pelo colegiado que integra, mas permite “o fortalecimento de outros membros”. O texto apresentado por João Henrique vai ser analisado pela comissão e, se for aprovado, segue para votação em plenário.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.