Pular para o conteúdo
Política

AGORA: Deputado chega à PF para depor em desdobramento da Operação Vostok

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) foi um dos primeiros a chegar para prestar depoimento nesta quarta-feira (04) a delegados da Polícia Federal de Brasília que estão na sede da Polícia Federal em Campo Grande para oitivas a testemunhas e investigados da Operação Vostok em Mato Grosso do Sul. O parlamentar é apontado como emissor […]
Arquivo -
Um dos veículos que entrou na sede da PF com testemunha para depor (Henrique Arakaki
Um dos veículos que entrou na sede da PF com testemunha para depor (Henrique Arakaki

O deputado estadual (DEM) foi um dos primeiros a chegar para prestar depoimento nesta quarta-feira (04) a delegados da Polícia Federal de Brasília que estão na sede da Polícia Federal em Campo Grande para oitivas a testemunhas e investigados da Operação Vostok em .

O parlamentar é apontado como emissor de notas fiscais “frias” para dissimulação do esquema de pagamento de propina outras empresas do ramo agropecuário e frigorifico. Segundo as investigações, do total de créditos tributários auferidos pela empresa dos colaboradores, um percentual de até 30% era revertido em proveito da organização criminosa investigada.

AGORA: Deputado chega à PF para depor em desdobramento da Operação Vostok
Busca realizada em 2018 no gabinete de Zé Teixeira na ALMS (Arquivo)

Nos autos do inquérito, foram juntadas cópias das notas fiscais falsas utilizadas para dissimulação desses pagamentos e os respectivos comprovantes de transferências bancárias. Apurou-se também que parte da propina acertada teria sido viabilizada antecipadamente na forma de doação eleitoral oficial, ainda durante a campanha para as eleições em 2014; e que alguns pagamentos também teriam ocorridos mediante entregas de valores em espécie, realizadas nas cidades do e São Paulo, no ano de 2015.

Durante a operação no ano passado, cinco agentes da Polícia Federal estiveram no gabinete do deputado na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para realizar buscas e apreensões. Eles deixaram o local com um malote após passarem mais de dez horas na Casa.

O ex-prefeito de , Nelson Cintra, também é um dos aguardados nesta quarta para depor. Ontem, a esposa dele deixou a sede da Polícia Federal em Campo Grande informando que o depoimento ocorreu sem problemas. Ela confirmou ter sido questionada pelo delegado da PF sobre o governador (PSDB), mas não deu detalhes.

Oitivas

A ação é decorrente do IPL (Inquérito Polícial) 1.190, após cumprimento dos mandados de busca, apreensão e quebra de sigilos telefônicos e fiscais realizados em 2018.

Além de MS, são ouvidas testemunhas e investigados em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Ceará. A investigação teve origem no acordo de colaboração dos executivos da JBS, conglomerado com atuação no ramo de alimentos, e apura suposto esquema de corrupção na concessão de benefícios fiscais pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete