Pular para o conteúdo
Política

Por ordem do STJ, Federal ouve mais de 110 em ofensiva para ‘acelerar’ Operação Vostok em MS

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou nesta terça-feira (3) uma força-tarefa para acelerar diligências e oitivas em desdobramento da Operação Vostok, do IPL (Inquérito Policial) 1.190. Estão sendo ouvidos testemunhas e suspeitos relacionados após os mandados de busca, apreensão e quebra de sigilos telefônicos e fiscais decretados em 2018. São mais de 110 intimados, […]
Arquivo -
Mais de 110 pessoas serão intimadas nesta terça (Richelieu Pereira
Mais de 110 pessoas serão intimadas nesta terça (Richelieu Pereira

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou nesta terça-feira (3) uma força-tarefa para acelerar diligências e oitivas em desdobramento da , do IPL (Inquérito Policial) 1.190. Estão sendo ouvidos testemunhas e suspeitos relacionados após os mandados de busca, apreensão e quebra de sigilos telefônicos e fiscais decretados em 2018.

São mais de 110 intimados, e a maioria é ouvida na sede da em Grande.

Além de Mato Grosso do Sul, também estão previstos depoimentos de testemunhas e investigados nos estados de , Paraná, Mato Grosso e Ceará. A investigação teve origem no acordo de colaboração dos executivos da JBS, conglomerado com atuação no ramo de alimentos. A delação apontou a existência de suposto esquema de corrupção com pagamento de propina pela concessão de benefícios fiscais no governo de Mato Grosso do Sul.

Por ordem do STJ, Federal ouve mais de 110 em ofensiva para 'acelerar' Operação Vostok em MS
O advogado Carlos Marques (Richelieu Pereira, Midiamax)

Segundo o advogado Carlos Marques, que acompanhou uma das oitivas, vários delegados foram destacados para ouvir as testemunhas em Campo Grande nesta terça.

‘A ação é um esforço coordenado para a realização de diligências relacionadas às medidas cautelares de busca e apreensão, afastamento de sigilos telefônicos e bancários decretados pelo ministro relator, por ocasião da Operação’, resumiu o advogado.

A reportagem entrou em contato com a defesa do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o advogado Gustavo Passarelli, que negou que ele ou o filho, Rodrigo de Souza e Silva, tenham sido intimados. Na sede da Polícia Federal, em Campo Grande, é intensa a movimentação de pessoas nesta terça.

Operação Vostok em 2018

De acordo com a PF, a Operação Vostok tem o objetivo de combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula do Poder Executivo Estadual. Em setembro de 2018, foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária.

Entre os presos à época, Rodrigo Souza e Silva, filho do governador Reinaldo; Ivanildo da Cunha Miranda – pecuarista, empresário e delator; João Roberto Baird, empresário dono de empresa de informática; Jose Ricardo Guitti Guimaro, conhecido como Polaco e corretor de gado; Antonio Celso Cortez, empresário dono de empresa de informática; Elvio Rodrigues, pecuarista; Francisco Carlos Freire de Oliveira, supostamente um dos emissores de notas frias; José Roberto Teixeira – deputado Zé Teixeira; Marcio Campos Monteiro – ex-deputado e conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul); Miltro Rodrigues Pereira, pecuarista; Nelson Cintra Ribeiro, ex-presidente da Fundação de Turismo do Estado; Osvane Aparecido Ramos, ex-prefeito de Dois Irmãos e ex-deputado estadual; Rubens Massahiro Matsuda,  empresário e Zelito Alves Ribeiro, pecuarista e ex-coordenador regional da Casa Civil.

Todos negaram envolvimento com os fatos investigados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem de 23 anos foi espancado até a morte por quatro pessoas em Naviraí

CNI: Tarifa de 10% sobre produtos brasileiros nos EUA preocupa

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Nas imagens, aparecem o motociclista indo para o acostamento

Esportes

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Mesmo jogando fora de casa, o Vasco tomou as rédeas da partida e abriu o placar

Polícia

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Após o crime, ela fugiu, mas foi vista por testemunhas

Esportes

Corinthians é frágil na defesa, perde para o Huracán e encerra período invicto em Itaquera

Perderam por 2 a 1 para o Huracán