Pular para o conteúdo
Política

Com PT e MDB juntos, Assembleia de MS terá dois blocos e uma bancada

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) trabalhará nesta legislatura com dois blocos e a bancada do PSDB, segundo definição divulgada pelos deputados nesta terça-feira (5). Com reunião que se estendeu até o final da manhã, o último bloco terá nove deputados e unirá os parlamentares do MDB e PT, rivais históricos no […]
Arquivo -

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) trabalhará nesta legislatura com dois blocos e a bancada do , segundo definição divulgada pelos deputados nesta terça-feira (5). Com reunião que se estendeu até o final da manhã, o último bloco terá nove deputados e unirá os parlamentares do MDB e PT, rivais históricos no Estado, além do Patriota, DEM e de Jamilson Name (PDT).

Líder do chamado ‘G9′, Márcio Fernandes dividirá inclusive a liderança com um vice petista, o deputado estadual Cabo Almi (PT). Completam o bloco Eduardo Rocha e Renato Câmara (MDB), Lídio Lopes (PATRI), Zé Teixeira e Barbosinha (DEM), Pedro Kemp (PT) e Name (PDT).

O bloco é o único que admite divergências ao governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), deixando claro que os parlamentares petistas terão liberdade para votar contra projetos da administração. “Vamos trabalhar pelo melhor para o Estado. Mas antecipo que projetos polêmicos virão e que o bloco terá maleabilidade para deixar os membros petistas votarem enquanto oposição se assim entenderem”, disse.

No entanto, o governador não deve enfrentar dificuldades para aprovar projetos do Executivo, já que não tem nenhuma oposição declarada por parte da maioria dos deputados.

O chamado ‘G10′ reúne o deputado Herculano Borges (SD) e demais novatos da Casa, que são os deputados João Henrique (PR), Gerson Claro e Evander Vendramini (PP), Lucas de Lima (SD), Capitão Contar e Coronel David (PSL), Antônio Vaz (PRB), Neno Razuk (PTB) e (PSD). O bloco ainda não definiu o líder, mas quem tem falado pelos parlamentares é Borges, que foi reeleito.

A bancada do PSDB é o maior da Casa, com cinco parlamentares eleitos: Felipe Orro, Marçal Filho, Onevan de Matos, Professor Rinaldo e o presidente, deputado Paulo Correa.

Comissões

As 16 comissões da Casa devem ser definidas até o final desta semana, segundo o presidente Paulo Correa. Com a maior bancada, o PSDB terá direito de indicar um parlamentar por comissão. As outras bancadas precisam definir seus indicados.

Nesta terça, apenas o ‘G9′ já havia apresentado a lista. O bloco deve disputar a presidência de dez delas, incluindo as mais importantes da Casa: CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e de Finanças e Orçamento. Cotados como possíveis presidentes estão os deputados Pedro Kemp (PT), Renato Câmara para a de Justiça e Márcio Fernandes e Eduardo Rocha para a de Orçamento.

Presidente há 12 anos da Comissão de Agricultura, Pecuária, Política Rural, Agrária e Pesqueira, Márcio Fernandes não pretende abrir mão do cargo. “Sou e quero permanecer o presidente da Comissão. Tenho uma relação muito próxima com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ambos temos projetos já encaminhados para ajudar a agricultura familiar no Estado”, disse.

Das comissões cujo bloco disputa a presidência, Jamilson Name é a única certeza. Será o único indicado para a Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista bate em dois carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Condutor de SUV teria provocado acidente

Esportes

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Partida marcou a estreia do técnico Renato Paiva, ex-Botafogo, no Fortaleza

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR