Em , 75,3% dos eleitores não fizeram o cadastramento biométrico e a revisão eleitoral. Um mutirão será realizado de julho a outubro, para atender essas pessoas, na cidade.

A cidade branca tem 67.668 eleitores, segundo o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) e 51 mil eleitores não fizeram a revisão eleitoral. Em 10,6 mil eleitores precisam fazer a revisão eleitoral e cadastramento biométrico.

O diretor-geral do TRE/MS, Hardy Waldschmidt e o juiz da 50ª Zona Eleitoral, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, apresentaram o cronograma de todo o processo ao prefeito Marcelo Iunes (PSDB) na noite da quinta-feira (30).

Segundo o juiz responsável pela 50ª Zona Eleitoral, quem já fez a biometria está dispensado do recadastramento, não precisa comparecer. “Quem ainda não fez a biometria precisar comparecer. Corumbá terá nas próximas eleições leitura biométrica para habilitação para o voto”.

O mutirão para revisão em Corumbá e Ladário vai de 1° de julho até 31 de outubro.  “Atualmente, o cartório eleitoral está com suas atividades normais do meio-dia às 18 horas. A partir de 1° de julho estaremos com nossa capacidade de atendimento ampliada para receber o eleitor”, informou o juiz.

O comparecimento é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor. O eleitor que tiver o documento cancelado fica impossibilitado de exercer alguns direitos na vida pública, como não poder votar e nem ser votado em uma eleição, não tirar passaporte ou qualquer outro documento que necessite do título de eleitor, não tomar posse em concurso ou cargo público, entre outros impedimentos.

Quando for realizar a revisão eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto; comprovante de residência (máximo de seis meses atrás) e alistamento militar (para primeiro título de homens maiores de 18 anos).

Na reunião com o prefeito corumbaense, a direção-geral do Tribunal Regional Eleitoral solicitou apoio da Prefeitura para agilizar o trabalho durante o período de revisão. “A prefeitura vai ceder estagiários para apoiar a Justiça Eleitoral nos trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico do eleitorado, que este ano tem prazo de encerramento vencendo em outubro”, disse o Iunes.

A Justiça Eleitoral funciona na rua Duque de Caxias, 45, bairro Nossa Senhora de Fátima, no período das 12h às 18 horas.