CCJ da Câmara aprova projeto que retira crimes comuns da Justiça Eleitoral

PLP (Projeto de Lei Complementar) 38/2019 proposto pelo Executivo foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (1º). O projeto faz parte do pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro e estabelece limites entre instâncias para julgamentos dos crimes comuns e eleitorais. Pela legislação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputada Bia Kicis defende julgamento pela Justiça comum. (Cleia Viana
Deputada Bia Kicis defende julgamento pela Justiça comum. (Cleia Viana

PLP (Projeto de Lei Complementar) 38/2019 proposto pelo Executivo foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (1º). O projeto faz parte do pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro e estabelece limites entre instâncias para julgamentos dos crimes comuns e eleitorais.

Pela legislação atual, juízes eleitorais podem processar e julgar crimes relacionados às eleições e os relacionados a eles. Na nova proposta, eles irão se limitar às questões voltadas às eleições e as demais infrações serão analisadas pela justiça comum.

Caso seja aprovado o projeto, quando houver conexão entre os crimes haverá desmembramento do processo, com cada infração enviada à instância competente. Para a relatora do PLP, deputada Bia Kicis (PSL-DF), o texto apresentado atende a vontade da população. “O julgamento das ações de crimes comuns é mais adequado na Justiça comum, que tem a expertise para esse tipo de julgamento”, afirmou.

Após aprovação da CCJ, a proposta segue para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula