Azambuja sai em defesa de Marun para cargo de conselheiro: “desrespeito”
Após circular a informação de que Carlos Marun (MDB) poderia ser exonerado do cargo de conselheiro administrativo da Itaipu Nacional – cargo para o qual foi nomeado por Temer na última semana – o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), saiu em defesa do ex-ministro. Segundo o governador, além da competência técnica, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após circular a informação de que Carlos Marun (MDB) poderia ser exonerado do cargo de conselheiro administrativo da Itaipu Nacional – cargo para o qual foi nomeado por Temer na última semana – o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), saiu em defesa do ex-ministro.
Segundo o governador, além da competência técnica, Marun também foi grande articulador em MS como ministro. Para o tucano, rever a nomeação de Temer seria, portanto, ofensivo.
“Embora isso seja uma prerrogativa do governo Federal, seria um desrespeito a todos nós. É evidente que Marun contribuiu muito para MS como ministro. Desde o empenho de verba para as obras de ampliação do aeroporto, como a questão da compensação ambiental no Rio Taquari até mesmo a ponte de Porto Murtinho. Marun conseguiu empenhar muitos recursos que beneficiaram o Estado, como os que garantiram a aquisição de radares de baixa altitude na fronteira”, declarou.
De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (2) pelo jornal Estadão, a nomeação de Marun para o cargo de conselheiro administrativo da Itaipu Nacional estaria ameaçada porque o presidente Bolsonaro compromissou-se a nomear apenas técnicos para cargos do segundo escalão – no qual está a vaga de conselheiro da Itaipu.
Por conta disso, o ex-ministro reforçou que tem competência técnica para ocupar o cargo, que tem salário mensal de cerca de R$ 27 mil.
“Eu me sinto preparado, pois sou engenheiro, sou advogado, conheço a Itaipu desde a obra, já que como estagiário de engenharia andei por lá conhecendo detalhes técnicos dessa excepcional construção. Como morador em MS, conheço de forma especial as relações entre o Brasil e o Paraguai e como ministro aprofundei meu conhecimento sobre a governança de Itaipu”, destacou ao Jornal Midiamax.
Vai ficar
Pouco tempo após a publicação das primeiras matérias, o próprio Marun comunicou o Jornal Midiamax, por WhatsApp, que Bolsonaro voltou atrás e não irá rever decisão de Temer. Ou seja, Marun será mantido no cargo, que vai até maio de 2020.
“Recebi agora mesmo a ligação de Ônyx [Lorenzoni, ministro chefe da Casa Civil] afirmando que despachou com o presidente e que serei mantido no cargo. Estarei portanto exercendo esta função com o mesmo empenho que dediquei a todas as funções que exerci”, declarou o ex-ministro.
Notícias mais lidas agora
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
Últimas Notícias
Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
Na manhã desta segunda-feira (14), uma mulher, de 32 anos, sofreu uma fratura no braço após ser ‘fechada’ por um carro enquanto realizava ultrapassagem na Avenida Radialista Edgar Lopes de Faria, região do Indubrasil, na BR-262. A vítima estava de moto e foi levada consciente e orientada pelo Samu até a Santa Casa. À reportagem…
Ministro israelense afirma que tropas da ONU no Líbano são “inúteis”
Forças de Defesa de Israel invadiram posto da Unifil no Líbano durante confronto com o Hezbollah
Secretaria de Administração de MS convoca 10 médicos para atuar em quatro cidades
As vagas são para atuar em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas
Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
Begèt de Lucena foi esfaqueado três vezes na madrugada de sexta-feira no centro de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.