Pular para o conteúdo
Política

Marcos Alex fala sobre Operação Aprendiz, Aquário do Pantanal e combate à corrupção

O promotor Marcos Alex Vera de Oliveira é o convidado desta segunda-feira (4) do Midiamax Entrevista. Ele fala, sobretudo, sobre o combate à corrupção. “A gestão pública visa o bem coletivo e os recursos públicos são finitos, são poucos para a demanda, quando tem desvio, tem dano significativo”, afirmou o promotor. Em linha gerais, Marcos […]
Arquivo -
Marcos Alex Vera de Oliveira durante o Midiamax Entrevista. (Marcos Ermínio
Marcos Alex Vera de Oliveira durante o Midiamax Entrevista. (Marcos Ermínio

O promotor Marcos Alex Vera de Oliveira é o convidado desta segunda-feira (4) do . Ele fala, sobretudo, sobre o combate à corrupção. “A gestão pública visa o bem coletivo e os recursos públicos são finitos, são poucos para a demanda, quando tem desvio, tem dano significativo”, afirmou o promotor.

Em linha gerais, Marcos Alex fala que há investigações sobre contratos de licitação e outras situações envolvendo o funcionalismo. “O desafio é atuar de forma preventiva e estabelecer os limites. Quando for necessário, atuar de forma repressiva”.

Ele também falou sobre denúncias recebidas via ouvidoria e que muitas irregularidades ocorrem muito “por um costume que deve ser mudado pelo gestor”.

Sobre a Operação Aprendiz, deflagrada em fevereiro deste ano que apreendeu documentos da Casa Civil do governo estadual, Marcos Alex informou não ser possível dar muitos detalhes. “Ainda estamos investigando. É um processo com mais de 75 documentos sob análise da CGU. É um volume muito grande, com a conclusão da análise vai ser expedido relatório. O trabalho continua, é difícil, análise documental extensa e aguardamos os relatórios da CGU para direcionar os próximas etapas do trabalho”.

Um dos questionamentos feitos pelos espectadores sobre se o dinheiro desviado nas obras do Aquário do Pantanal já tinham chegado para a Justiça, o promotor respondeu que bens dos envolvidos, estão bloqueados. “Temos medidas cautelares de bloqueio de bens, por enquanto o que temos é o bloqueio de contas, imóveis. Havendo condenação, esses bens vão ser colocados a leilão e o produto da venda é revertido. Leva um tempo, Poder Judiciário tem seus ritos, somente no final teremos esse ressarcimento”.

O promotor Marcos Alex é o titular da 30ª Promotoria, uma das três que atuam no Patrimônio Público. Foi coordenador do (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado) até o início de 2016. Após deixar o Grupo, assumiu cargo de Secretário-Geral do MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e também atuou como coordenador do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) de 2016 a 2018.

A permanência no cargo é até abril de 2020. “O cargo tem designação de dois anos. Permaneço até abril de 2020. Não vou acompanhar a eleição municipal, vai ser outro colega. Temos desenvolvido alguns trabalhos, como o de caixa 2 e para explicar ao espectador, caixa 2 é uma fraude eleitoral. O candidato receber valores não declarados para usar em campanha, temos concluído as investigações”.

Acompanhe a entrevista ao vivo pela página do Facebook do Jornal Midiamax:

https://www.facebook.com/midiamax/videos/2630140770358091/

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto