TST derruba liminar que tornava contribuição sindical obrigatória e abre precedente
Um sindicato gaúcho havia conseguido desconto obrigatório
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) manteve o entendimento da reforma trabalhista, sancionada em julho de 2017, que tornava facultativo a contribuição sindical anual, e suspendeu uma liminar que obrigava as Lojas Riachuelo a fazer o desconto e consequente repasse ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (RS).
O ministro Lelio Bentes Corrêa, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, acatou um pedido da própria Riachuelo, e determinou que o desconto volte a facultativo no caso em questão, uma vez que na Justiça gaúcha já tramita uma outra ação que discute a constitucionalidade do fim da obrigatoriedade.
Apesar de valer apenas para o caso em questão, a decisão é um importante precedente que pode ser usado para suspender outras liminares concedidas no país, que obrigavam patrões a fazer o desconto e repasse aos sindicatos, ‘independentemente de autorização prévia e expressa de seus empregados’.
Corrêa alega que “a decisão que deferiu a medida liminar não estabeleceu qualquer garantia para a hipótese de, ao final do processo, após a cognição exauriente, vir a ser julgada improcedente a pretensão deduzida na Ação Civil Pública. Nessa hipótese, resultaria manifesto o prejuízo ao Requerente, que poderia vir a ser responsabilizado pelo desconto indevido da contribuição sindical dos seus empregados”, ou seja, a empregadora poderia ter que devolver o dia de trabalho descontado obrigatoriamente do trabalhador que não optar pelo desconto.
No STF (Supremo Tribunal Federal) entidades sindicais questionam o fim da obrigatoriedade, e alegam que o fim da contribuição deveria ter sido efetivada por meio de uma lei complementar, e não da forma como foi promulgada a reforma trabalhista, uma norma ordinária.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em pizzaria de Campo Grande, mulher é agredida com garrafa de vidro pela cunhada
Às autoridades, a vítima disse que não iniciou a discussão e que por ser “temperamental”, a autora cometeu a agressão
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.