Política

TSE julga registro de candidatura de Haddad e Manuela D’Ávila

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julga nesta terça-feira (25) o pedido de registro da candidatura de Fernando Haddad (PT), candidato à Presidência. Como o pedido de Haddad foi feito no último dia 11, posterior aos demais candidatos, ele é o único cuja candidatura ainda não foi apreciada pela Justiça Eleitoral. Até o momento Haddad não […]

Egina Becker Publicado em 25/09/2018, às 16h14

None

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julga nesta terça-feira (25) o pedido de registro da candidatura de Fernando Haddad (PT), candidato à Presidência. Como o pedido de Haddad foi feito no último dia 11, posterior aos demais candidatos, ele é o único cuja candidatura ainda não foi apreciada pela Justiça Eleitoral.

Até o momento Haddad não teve nenhuma impugnação contra sua candidatura, o que aumenta a probabilidade de vê-la aprovada sem maiores impasses. O presidenciável substitui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa, uma vez que Lula foi condenado durante a operação Lava Jato e passou a enquadrar-se na lei da ficha limpa, sendo considerado inelegível.

A candidatura da candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila (PCdoB) também será analisada pelo TSE.

Análises

No início deste mês, o TSE também verificou o registro de uma candidatura e uma coligação partidária.

Henrique Meirelles (MDB) questionou a coligação do PSDB, partido do presidenciável Geraldo Alckmin, por questões documentais.

Já o registro de Jair Bolsonaro (PSL), candidato à Presidência, foi contestado por um advogado que justificou o pedido em uma ação por incitação ao estupro em que Bolsonaro é réu perante o STF (Supremo Tribunal Federal).

As contestações foram rejeitadas pelo Tribunal.

Jornal Midiamax